Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Eleições 2022

- Publicada em 06 de Julho de 2022 às 19:39

Sem chapas definidas, partidos já têm convenções marcadas

Siglas devem oficializar candidaturas para eleições ao Piratini e ao Senado até o fim do mês

Siglas devem oficializar candidaturas para eleições ao Piratini e ao Senado até o fim do mês


CARLOS CHAVES/JC
A menos de três meses das eleições gerais, os diretórios estaduais dos partidos, ainda que não tenham batido o martelo sobre a composição das chapas em sua maioria, já têm pelo menos em parte marcadas as datas das convenções em que serão lançadas as nominatas ao Legislativo e confirmadas - ou não - as pré-candidaturas.
A menos de três meses das eleições gerais, os diretórios estaduais dos partidos, ainda que não tenham batido o martelo sobre a composição das chapas em sua maioria, já têm pelo menos em parte marcadas as datas das convenções em que serão lançadas as nominatas ao Legislativo e confirmadas - ou não - as pré-candidaturas.
Por enquanto, as convenções se acumulam em dois fins de semana - nos dias 22, 23 e 24 de julho e, na semana seguinte, 30 e 31 de julho.
A agenda começa em uma sexta-feira, 22 de julho, com o PL de Onyx Lorenzoni, que se reunirá no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa às 16h. Sem ainda um nome fechado para a vice, a chapa gaúcha já tem confirmado o nome do atual vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos) para concorrer ao Senado.
No sábado, reúnem-se o PSB, às 9h, também na Assembleia e, em horário e local ainda por definir, o Novo. Este último tem como pré-candidato Ricardo Jobim e, na vice, Rafael Dresch, sem nome para o Senado.
Já o PSB, que tem Beto Albuquerque como pré-candidato ao Piratini, já tem um número definido para a nominata: a sigla lançará 56 candidatos à Assembleia e outros 32 vão se candidatar à Câmara.
As legendas companheiras do PSB à esquerda, PT e PSOL, têm suas reuniões marcadas para o domingo, 24 de julho: os petistas às 9h, na Assembleia, e os psolistas às 15h, no Centro de Eventos Barros Cassal. O PSOL também já tem sua nominata pré-definida: 35 concorrem como a deputado estadual e 32 para federal.
No fim de semana seguinte, é a vez de PDT, PP e MDB realizarem suas convenções. PDT e PP "encavalam-se" no sábado, 30 de julho, às 9h. O primeiro reúne seus correligionários na Câmara de Porto Alegre, para possivelmente confirmar a candidatura de Vieira da Cunha ao Piratini, e o segundo, no Teatro Dante Barone, é a primeira sigla que já tem uma chapa majoritária completa: sai ao Piratini com o senador Luis Carlos Heinze, tendo de vice Tanise Sabino (PTB) e Nádia Gerhardt (PP) como candidata ao Senado.
O último da lista a fazer sua convenção é o MDB, que ocupa o Dante Barone no Domingo, 31, ainda sem horário definido. O MDB ainda está às voltas com uma decisão relativa à cabeça de chapa. O martelo deve ser batido em reunião no próximo domingo, 10 de julho, quando deve decidir se Gabriel Souza segue postulando ao Piratini ou se comporá um time que terá Eduardo Leite (PSDB) como a cabeça de chapa. Os tucanos ainda não definiram uma data para sua convenção.
PT, PSB e PSOL continuam nas conversações para costurar um formato definitivo para uma chapa. Os partidos estão em um imbróglio, vivido em diversos estados, sobre a costura de um palanque local para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem o ex-governador paulista Geraldo Alckmin, do PSB, como vice, além da composição definitiva das chapas.
Enquanto em São Paulo Guilherme Boulos abriu mão de uma candidatura majoritária para tentar ser o puxador de votos do PSOL à Câmara Federal, no Rio Grande do Sul a legenda está mais relutante. Nesta segunda-feira (4), o partido reafirmou a intenção de ter o vereador Pedro Ruas na cabeça de chapa, já tendo lançado Roberto Robaina ao Senado.
Edegar Pretto (PT) e Beto Albuquerque também se firmam como pré-candidatos ao Piratini em suas legendas. No PT, comenta-se que "todos vão segurar até os 45 do segundo tempo" e só baterão o martelo à véspera das convenções.
 

Datas parciais das convenções partidárias

  • PL - 22/07 - Teatro Dante Barone
  • PSB - 23/07 - Teatro Dante Barone
  • Novo - 23/07 - a definir
  • PT - 24/07 - Teatro Dante Barone
  • PSOL - 24/07 - Centro de Convenções Barros Cassal
  • PDT - 30/07 - Câmara de Porto Alegre
  • PP - 30/07 - Teatro Dante Barone
  • MDB - 31/07 - Teatro Dante Barone