Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

gente

- Publicada em 26 de Junho de 2022 às 12:29

Vereador Mauro Zacher morre aos 46 anos após prova de natação em Fortaleza

O parlamentar do PDT teve um mal súbito durante competição nacional de natação no Ceará

O parlamentar do PDT teve um mal súbito durante competição nacional de natação no Ceará


MARCO QUINTANA/JC
Fernanda Soprana
e Marcus Meneghetti
e Marcus Meneghetti
Atualizada às 18h30min
Aos 46 anos, o vereador Mauro Zacher (PDT) faleceu neste domingo (26) devido a um mal súbito durante prova de natação em mar aberto em Fortaleza (CE). O parlamentar exercia o quinto mandato consecutivo na Câmara Municipal de Porto Alegre. Ele presidiu o Legislativo da Capital em 2012 e foi secretário municipal da Juventude na gestão do prefeito José Fogaça (MDB), e secretário municipal de Obras no governo José Fortunati (então PDT).
Adepto do esporte, Zacher foi à capital cearense junto com a esposa, Anete Gilster Zacher, para disputar a 6ª etapa da Copa Brasil de Águas Abertas da Associação Brasileira Masters de Natação (ABMN), com provas de 1,5 quilômetro e 5 quilômetros. Ele sofreu um mal súbito durante a competição. Foi socorrido e levado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Praia do Futuro. Contudo, após as tentativas de reanimação, veio à óbito devido a uma parada cardíaca nesta manhã.
O corpo sairá de Fortaleza em voo da empresa Gol na manhã desta segunda-feira (27). A previsão é que o voo chegue em Porto Alegre na noite de segunda, em razão das escalas. Ainda não há horário do velório e enterro.
Além da esposa, Mauro Cesar Zacher deixa os filhos Léo e Martina, a mãe Sandra e os irmãos Flávio e Jésica. A assessoria informa que, junto à família e apoio do PDT, trata do translado do corpo neste momento.
Ao saber da morte do vereador, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), decretou luto oficial de três dias na cidade. "A vida é mesmo um sopro. Com choque e profunda tristeza recebo a notícia do falecimento precoce do vereador Mauro Zacher, em viagem a Fortaleza. Estamos dedicados a dar todo suporte à família. Em respeito à sua memória e contribuições a Porto Alegre, será decretado luto oficial", divulgou Melo em suas redes sociais. 
O presidente da Câmara Municipal, Idenir Cecchim (MDB), também lamentou o falecimento de Zacher. "Recebemos com profundo pesar e perplexidade o falecimento do amigo vereador de Porto Alegre, Mauro Zacher. Aos 46 anos, ele sempre foi um exemplo de trabalho em prol da população, seriedade e boa política. Uma indescritível perda para o parlamento, para os amigos e para o Rio Grande", escreveu Cecchim em sua conta no Twiiter. 
Outras lideranças também usaram as redes sociais para lamentar a morte do vereador. O candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes, recebeu "com muita tristeza" a notícia. Em um tuíte, Ciro lembrou que esteve com Zacher no início de junho. "Estive com ele no início deste mês, quando me concedeu a honra do título de cidadão de Porto Alegre. Lamento muito esta perda. Meus sentimentos a toda sua família nas pessoas de sua esposa Anete e seu irmão, meu amigo, Flávio Zacher."
O ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati (União Brasil) também se manifestou. "É com tristeza e perplexidade que recebo a notícia do falecimento do querido amigo e parceiro Mauro Zacher. Que Deus conforte a querida Anete, os filhos Léo e Martina, e a mãe dona Sandra", escreveu em seu perfil no Facebook.

Vida e carreira de Mauro Zacher

Economista formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), Zacher elegeu-se vereador para o primeiro de quatro mandatos ininterruptos em 2004 pelo PDT. Ele seguia carreira na quinta legislatura consecutiva na Câmara porto-alegrense, consolidando-se como o vereador com o maior número de reeleições ininterruptas atualmente.
No Parlamento, relatou inúmeros projetos importantes para a cidade, como o Plano Diretor Cicloviário Integrado (PDCI) e o Plano Diretor da cidade. Zacher também é autor da Lei 10.886, que instituiu políticas de prevenção e combate ao Bullying. Foi presidente das comissões de Educação e Cultura (Cece), de Constituição e Justiça (CCJ) e, até então, presidia a Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e do Mercosul. Em 2012, presidiu a Câmara Municipal. Chegou a ser prefeito interino na oportunidade.
Como secretário de Obras recebeu por duas vezes o prêmio de excelência em gestão, com avaliação máxima recebida pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Zacher ainda foi presidente do Diretório Metropolitano do PDT e integrante dos diretórios nacional e estadual do partido. Na Câmara Municipal, foi líder do governo Fortunati e atualmente representava o partido como líder da bancada.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO