Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Eleições 2022

- Publicada em 30 de Março de 2022 às 17:33

Eduardo Leite comunica oficialmente sua renúncia à Assembleia

Governo de Eduardo Leite se encerrará oficialmente às 16h30 desta quinta-feira (31)

Governo de Eduardo Leite se encerrará oficialmente às 16h30 desta quinta-feira (31)


Felipe Dalla Valle/palácio piratini/jc
Mathias Boni
O governador Eduardo Leite comunicou nesta quarta-feira (30) de forma oficial à Assembleia Legislativa do Estado a renúncia ao seu mandato. Uma carta com o comunicado foi encaminhada no início da tarde, e posteriormente lida no Plenário por volta das 14h15 pela deputada Any Ortiz, secretária da sessão.
O governador Eduardo Leite comunicou nesta quarta-feira (30) de forma oficial à Assembleia Legislativa do Estado a renúncia ao seu mandato. Uma carta com o comunicado foi encaminhada no início da tarde, e posteriormente lida no Plenário por volta das 14h15 pela deputada Any Ortiz, secretária da sessão.
“Nós recebemos oficialmente a carta de renúncia e fizemos a leitura no Plenário. Agora, foi convocada uma sessão solene extraordinária para esta quinta-feira, 31, para a posse do novo governador”, informa Carlos Chaise, superintendente legislativo da Assembleia.
Oficialmente, a renúncia de Eduardo Leite começa a valer a partir das 16h30 da próxima quinta-feira (31). A cerimônia que irá empossar Ranolfo Vieira Júnior como novo governador do Rio Grande do Sul está marcada para ter início às 17h.
Confira a íntegra da carta de renúncia de Eduardo Leite abaixo:
“É com pesar, mas também com a convicção de que o faço para poder seguir colaborando com o Rio Grande, que me dirijo a esta Egrégia Assembleia Legislativa, casa dos grandes debates do povo gaúcho, para informar que, após profunda reflexão, tomei a difícil decisão de renunciar ao mandato que a população gaúcha me outorgou para governar nosso Estado.
Faço-o, em atendimento às exigências da legislação eleitoral, para que possa prestar minhas contribuições ao povo gaúcho e brasileiro por meio da atuação política nas eleições que se avizinham, nas quais buscarei dar toda a colaboração que eu puder para ajudar o país neste momento crítico.
Como já pude expressar outrora, acredito que a causa pela qual vale a pena lutar é aquela que busca fazer a diferença na vida das pessoas. Acredito que essa luta se trava por meio da política: da política limpa, madura e emocionalmente honesta. Mais do que isso, acredito na força do diálogo e entendo que é possível, sim, termos firmeza, conversar com convicção e respeitar quem pensa diferente.
Acredito que é necessário ter coragem diante das dificuldades e nunca se conformar frente às injustiças. Mas, acima de tudo, acredito que é a partir da contribuição de cada um de nós, muitas vezes com o sacrifício de projetos pessoais, que podemos construir um futuro melhor. É com essas convicções que pretendo seguir colaborando com o povo gaúcho e brasileiro.
Agradeço a esta Assembleia Legislativa e a cada um de seus deputados e deputadas pelo apoio no enfrentamento aos desafios que se apresentaram nestes trinta e nove meses de mandato, em relacionamento pautado pelos princípios do diálogo e da transparência, sempre buscando construir consensos mínimos e concretizar as políticas públicas necessárias para tornar realidade o sonho de uma vida melhor para cada cidadão gaúcho.
Tenho a convicção de que entrego nas excelentes mãos de nosso vice-governador Ranolfo Vieira Júnior um Estado não apenas com as contas em dia, mas um Estado que volta a investir em saúde, educação, segurança, infraestrutura, dentre diversas outras áreas, e que possui milhares de projetos em andamento para deixar às futuras gerações um legado de desenvolvimento e felicidade.
Dessa forma, nos termos do disposto no inciso I do artigo 53 da Constituição do Estado, cumprindo o que determina a legislação eleitoral, para que possa estar apto a contribuir com nosso Rio Grande e com o nosso Brasil nas eleições de outubro, comunico-lhe que renuncio, a contar das 16h30m do dia 31 de março de 2022, ao mandato de Governador do Estado, que me foi outorgado pelo povo gaúcho e que a ele pertence, despedindo-me com a mais profunda gratidão pelo privilégio e pela honra que me foram concedidos de poder colaborar na construção de algumas das importantes páginas da história do nosso Rio Grande do Sul.
Atenciosamente,
Eduardo Leite,
Governador do Estado.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO