Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Política

- Publicada em 01 de Janeiro de 2021 às 21:51

Melo promete incentivar ações que melhorem a estética de Porto Alegre

Melo discursou em estrutura montada no Largo Glênio Peres no início da noite desta sexta-feira

Melo discursou em estrutura montada no Largo Glênio Peres no início da noite desta sexta-feira


Mateus Raugust/Divulgação/PMPA
Thiago Copetti
Um amplo projeto para melhorar a estética da cidade, começando pelas entradas de Porto Alegre e culminando com a valorização da área central, é um dos desafios públicos colocados por Sebastião Melo.
Um amplo projeto para melhorar a estética da cidade, começando pelas entradas de Porto Alegre e culminando com a valorização da área central, é um dos desafios públicos colocados por Sebastião Melo.
No início da noite desta sexta-feira (1), em cerimônia realizada no Largo Gênio Peres, em frente ao Mercado Público, o emedebista ocupou boa parte do seu discurso de posse falando de propostas urbanísticas. Horas antes, Melo tomou posse em cerimônia na Câmara. 
O centro da cidade é o principal alvo, mas também os acessos até Porto Alegre, pelas avenidas Farrapos e Castelo Branco, hoje com uma paisagem marcada pelo descaso, segundo Melo, que também abordou no Legislativo.
Além de destacar que quer uma marina estruturada no trecho dois da orla do Guaíba, e a valorização do setor náutico em uma cidade com 70 km costeada pelo rio, as propostas de Melo focam principalmente no quadrilátero central de Porto Alegre. Um dos projetos é conceder incentivos a quem embelezar seus prédios, ampliar a área verde e adotar captação de água da chuva e energia solar.
“Temos que levantar o astral da cidade, embelezar Porto Alegre, pintar os prédios, plantar flores nas calçadas. Estou disposto a implantar o IPTU Verde a quem fizer isso, a quem cuidar da água que vem da chuva, a quem coloque iluminação solar e a quem cuide das fachadas de seus prédios”, exemplificou o prefeito.
De acordo com Melo, a nova equipe administrativa já está formatando uma proposta de IPTU Verde, onde os proprietários que preservarem e pintarem seus prédios terão redução no imposto como reconhecimento ao embelezamento da cidade.
“Do jeito que está o centro da cidade não pode mais ficar. Olhem o ‘esqueletão’ (construção inacabada na esquina da rua Floriano Peixoto com a avenida Otávio Rocha). Foi iniciado em 1957, quando eu nem havia nascido, e até hoje não foi concluído. No meu governo, em casos como este, ou o proprietário arruma ou o prédio vem para o chão”, assegurou o novo prefeito.
Melo também destacou a necessidade de renovação e modernização do Mercado Público, com melhorias no segundo piso, horários ampliados e investimento (público e privado) para não apenas receber turistas como estimular os porto-alegrenses a convergirem para o local, estimulando o comércio e o lazer.
Na gestão, assim como declarou na Câmara dos Vereadores, Melo reforçou a proposta de um linha de microcrédito com apoio do BRDE, a formação de um consórcio para compra de vacinas contra Covid na Região Metropolitana, a revogação do aumento do IPTU promovida no governo de Nelson Marchezan e de multas a empresas que tentaram manter as operações em meio a pandemia mesmo contrariando as restrições de isolamento social em diferentes períodos. O Orçamento Participativo será reforçado, assegurou o emedebista. Melo também antecipou que terá mudanças na Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).
“Mandaremos para a Câmara dos Vereadores a quebra do monopólio da Procempa. A inovação e a tecnologia vão concorrer em pé de igualdade com quem faz inovação, no mundo e na cidade. Se tiver a melhor solução, é com ela que faremos. Se não apresentar, contratamos no setor privado”, sinalizou Melo.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO