Ao ser condecorado com o título de Deputado Emérito, o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e ex-senador Sérgio Zambiasi (PTB), afirmou que se orgulha de em sua vida sempre ter preservado a coerência e a palavra. A solenidade foi realizada na tarde desta sexta-feira (20), na sala da presidência do Palácio Farroupilha, a partir de proposição da bancada do PTB aprovada por unanimidade em plenário em 2011. Zambiasi é o 17º ex-deputado a receber o honraria.
O presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde (PT), afirmou que Zambiasi deixou um enorme legado na vida política, destacando-o como pessoa que honra a história do Rio Grande Sul e como construtor da solidariedade e da esperança. O presidente disse ainda ter certeza de que a atuação parlamentar de Zambiasi foi indissociável desta condição de construção cotidiana da legitimidade da delegação de representação conferida pelo povo gaúcho.
O homenageado ocupou cadeira na Assembleia Legislativa por quatro mandatos consecutivos, a partir de 1986, assumindo a presidência da Assembleia Legislativa no período de 2001 a 2003. Foi eleito senador em 2002.
O parlamentar esclareceu que a decisão de não se candidatar novamente ao Senado foi mantida, apesar dos apelos, pois “na vida tem que haver coerência, palavra”. Este aspecto é motivo de orgulho em sua trajetória, segundo destacou Zambiasi. “Agradeço demais ao que a Casa fez por mim ao me oferecer esta distinção. É uma história toda que está escrita nesta medalha”, disse.