Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 26 de Agosto de 2025 às 18:26

Servidores: força que move a Expointer

Danilo Krause, servidor público aposentado da Secretaria Estadual da Agricultura

Danilo Krause, servidor público aposentado da Secretaria Estadual da Agricultura

Arquivo pessoal/divulgação/JC
Compartilhe:
JC
JC
Danilo KrauseA Expointer é, sem dúvida, a maior feira agropecuária da América Latina. Representa tradição, inovação, cultura e negócios que movimentam o Rio Grande do Sul e projetam o Brasil no cenário internacional. No entanto, por trás dos pavilhões lotados e do brilho das vitrines do agronegócio, existe uma força silenciosa que faz o evento acontecer: os servidores públicos do Estado que são representados pelo Sintergs.São engenheiros agrônomos, médicos veterinários, técnicos agrícolas, fiscais, zootecnistas, laboratoristas, enfermeiros, administradores, comunicadores e tantos outros profissionais do Executivo estadual que asseguram a sanidade dos animais, a qualidade dos produtos, a organização dos espaços e o atendimento ao público. Sem esse trabalho incansável, a Expointer simplesmente não seria possível.Um exemplo histórico que ilustra essa relevância é a vacina oleosa contra a febre aftosa, desenvolvida no Rio Grande do Sul por servidores públicos do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF). Essa vacina foi fundamental para erradicar a doença no País e abrir mercados internacionais ao nosso agronegócio. Esse marco, reconhecido recentemente pela Assembleia Legislativa, mostra que o sucesso do setor privado também nasce do esforço dos seus servidores públicos que sofrem anos de desvalorização.Esses mesmos servidores enfrentam atualmente uma dura realidade com perdas salariais enormes, visto que já ultrapassamos mais de 80% de inflação sem a devida reposição e um auxílio-refeição quase cinco vezes menor que é pago a servidores do Judiciário, revelando um tratamento extremamente desigual. Enquanto governantes e gestores se vangloriam da grandiosidade da Expointer, são os servidores públicos que, com conhecimento, dedicação e suor, sustentam o evento sem a valorização que merecem.Reconhecer a Expointer é também reconhecer e valorizar os servidores públicos que a tornam todo esse grande evento possível. Sem os servidores públicos, não há tradição, não há inovação, não há futuro, não há agronegócio.
Danilo Krause

A Expointer é, sem dúvida, a maior feira agropecuária da América Latina. Representa tradição, inovação, cultura e negócios que movimentam o Rio Grande do Sul e projetam o Brasil no cenário internacional. No entanto, por trás dos pavilhões lotados e do brilho das vitrines do agronegócio, existe uma força silenciosa que faz o evento acontecer: os servidores públicos do Estado que são representados pelo Sintergs.

São engenheiros agrônomos, médicos veterinários, técnicos agrícolas, fiscais, zootecnistas, laboratoristas, enfermeiros, administradores, comunicadores e tantos outros profissionais do Executivo estadual que asseguram a sanidade dos animais, a qualidade dos produtos, a organização dos espaços e o atendimento ao público. Sem esse trabalho incansável, a Expointer simplesmente não seria possível.

Um exemplo histórico que ilustra essa relevância é a vacina oleosa contra a febre aftosa, desenvolvida no Rio Grande do Sul por servidores públicos do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF). Essa vacina foi fundamental para erradicar a doença no País e abrir mercados internacionais ao nosso agronegócio. Esse marco, reconhecido recentemente pela Assembleia Legislativa, mostra que o sucesso do setor privado também nasce do esforço dos seus servidores públicos que sofrem anos de desvalorização.

Esses mesmos servidores enfrentam atualmente uma dura realidade com perdas salariais enormes, visto que já ultrapassamos mais de 80% de inflação sem a devida reposição e um auxílio-refeição quase cinco vezes menor que é pago a servidores do Judiciário, revelando um tratamento extremamente desigual. Enquanto governantes e gestores se vangloriam da grandiosidade da Expointer, são os servidores públicos que, com conhecimento, dedicação e suor, sustentam o evento sem a valorização que merecem.

Reconhecer a Expointer é também reconhecer e valorizar os servidores públicos que a tornam todo esse grande evento possível. Sem os servidores públicos, não há tradição, não há inovação, não há futuro, não há agronegócio.
Médico-veterinário e 1º Vice-presidente do Sintergs

Notícias relacionadas