Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 08 de Julho de 2025 às 18:32

Legado que inspira, futuro que nos move

Cleomar Prunzel, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil/Alemanha no RS

Cleomar Prunzel, presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil/Alemanha no RS

TÂNIA MEINERZ/JC
Compartilhe:
JC
JC
Cleomar Prunzel
Cleomar Prunzel
Neste ano, a Câmara Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul (AHKRS) completa sete décadas. Tudo se inicia em 1916, quando, movidas pelo incremento dos negócios binacionais, empresas alemãs sediadas no Rio de Janeiro criaram a Câmara Brasil-Alemanha local, logo seguida pela de São Paulo. O país contava com representações econômicas em seus dois principais centros industriais e comerciais.
O Rio Grande do Sul, que somava tantos sobrenomes alemães, responsáveis por empreendimentos em vários segmentos, chamava a atenção, e mereceu a abertura de um escritório local, ligado a São Paulo, em 1949. No ato de criação, lideravam Otto Ernst Meyer, que anos depois criaria a Varig, e A.J. Renner.
Em 22 de julho de 1955, o Rio Grande do Sul passou a ter sua própria Câmara autônoma, e a iniciativa se mostrou acertada. Aqui, o legado da imigração alemã tinha fortalecido o elo entre os dois países muito antes das questões econômicas, pelo idioma e muitos outros aspectos culturais.
Nomes de destaque do empresariado gaúcho passaram pela presidência e pelas diretorias da AHKRS, contribuindo para seu fortalecimento. São sete décadas de trabalho robusto, que trouxe empresas e autoridades alemãs para conhecer, investir e comprar do estado, e levou gaúchos no caminho inverso. Ao longo delas, a Câmara facilitou negócios, abriu portas, aproximou interesses, realizou um sem número de eventos, ofereceu cursos, seminários, fóruns e outras atividades, ratificando seu propósito de unir, disseminar conhecimento e fomentar o intercâmbio.
Estes 70 anos são agora comemorados não só em reverência ao passado, mas em saudação ao futuro, possível graças ao sólido lastro erguido por tantas mãos. No mundo, 93 países têm câmaras alemãs, formando uma grande rede coordenada pela Confederação Alemã das Câmaras de Indústria e Comércio (DIHT), o que faz dessas instituições, incluindo a nossa, um universo multinacional, no qual todos têm a oportunidade de aproximar-se, usando a linguagem do entendimento e da colaboração mútua.
Presidente da Câmara Brasil-Alemanha no RS
 

Notícias relacionadas