Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 30 de Junho de 2025 às 19:31

Formar talentos é vital à indústria

Moisés Maciel, CEO da A2B Industrial

Moisés Maciel, CEO da A2B Industrial

Vini Dalla Rosa/Divulgação/JC
Compartilhe:
JC
JC
Moisés Maciel
Moisés Maciel
A indústria brasileira vive um momento de profunda transformação, impulsionada por avanços tecnológicos. Contudo, por trás de toda a tecnologia que molda essa nova era, emerge um desafio que ameaça frear esse progresso. Manter o setor funcionando em pleno ritmo requer preparo e enfrentamento a um dos maiores entraves dos últimos anos: a escassez de profissionais qualificados para acompanhar o avanço tecnológico e atender às exigências do mercado.
O Mapa do Trabalho Industrial 2025-2027, do Observatório Nacional da Indústria (ONI), projeta a necessidade de qualificar cerca de 14 milhões de trabalhadores nos próximos anos para suprir as demandas do setor. A estimativa leva em conta tanto os profissionais para ingresso em uma
ocupação quanto pessoas já empregadas que precisam atualizar seus conhecimentos.
No Rio Grande do Sul, empresas também enfrentam dificuldades para preencher vagas. Um estudo do Senai-RS projeta que, até 2027, será necessário qualificar cerca de 957,8 mil trabalhadores no Estado para atender à demanda da indústria. Essa escassez é um dos principais desafios enfrentados pelo setor industrial gaúcho.
E qual o papel das empresas neste contexto? Para além dos investimentos em tecnologia, os líderes também precisam se comprometer com a qualificação dos seus times. Muitas empresas, atentas a esse problema, têm se aproximado de instituições de ensino para propor projetos de capacitação alinhados às demandas da indústria.
Na A2B Industrial, esse é um dos pilares sustentados pelo projeto "Robotizar a Indústria", cujo objetivo é transformar o setor produtivo por meio da locação de robôs para empresas de médio e grande porte. Mas para que a iniciativa dê certo, é preciso mão de obra qualificada.
Vamos desenvolver um programa social com escolas públicas, identificando estudantes com bom desempenho e interesse em tecnologia. Esses jovens serão capacitados na própria estrutura da A2B, aprendendo na prática a projetar, programar e configurar robôs.
Projetos alinhados à modernização da economia precisam contribuir para o desenvolvimento regional. Investir na qualificação é motor de desenvolvimento e inovação. Superar esse paradoxo entre avanço tecnológico e falta de talentos é um desafio e uma oportunidade para transformar o presente e preparar o futuro da indústria.

CEO da A2B Industrial
 

Notícias relacionadas