Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 15 de Maio de 2025 às 17:52

O desafio da mão de obra

Susana Kakuta, diretora Regional do Sesi/Senai/IEL

Susana Kakuta, diretora Regional do Sesi/Senai/IEL

Dudu Leal/Divulgação Fiergs/JC
Compartilhe:
JC
JC
Susana Kakuta
Susana Kakuta
O Rio Grande do Sul enfrenta uma crise sem precedentes na disponibilidade de mão de obra qualificada, impactando a produção e os investimentos industriais. Segundo pesquisa da Fiergs, 32% dos industriais apontam a falta de trabalhadores como principal obstáculo à produção, e 48% como barreira para novos investimentos.
O problema vai além de um desequilíbrio pontual: é resultado de fatores estruturais, demográficos e conjunturais que exigem ação imediata.
Mesmo com salários mais atrativos, ajustados acima da inflação, as indústrias enfrentam dificuldades para preencher vagas. O desemprego está em 5,2% (2024), o mais baixo em anos, enquanto o Estado perde população - 700 mil habitantes entre 2000 e 2022, com projeção de pico populacional já em 2026. A migração e o envelhecimento da população também reduzem a força de trabalho ativa. As enchentes de 2024 agravaram a situação, deslocando famílias e afetando cadeias produtivas.
Além disso, programas de transferência de renda competem com o mercado formal, reduzindo a atratividade de vagas de baixa qualificação. A alta rotatividade e demissões voluntárias refletem a disputa por profissionais qualificados.
O Sistema Fiergs atua na qualificação profissional, conectando empresas e talentos. No ano passado, o Sesi e o Senai registraram 154 mil alunos matriculados no Rio Grande do Sul, com a previsão de novos investimentos em suas unidades. Também estamos propondo programas inéditos como o Indústria Acolhedora, de integração de imigrantes, em parceria com a ONU; Soldado Cidadão, que objetiva capacitar 10 mil jovens; convênio com o Governo Federal para qualificação de jovens e adultos; e a parceria com a Secretaria de Educação com a presença nas trilhas de aprendizagem no ensino médio público estadual.
Assim, o Sistema Fiergs, na gestão do presidente Claudio Bier, contribui ativamente para resolver esse desafio que tem repercussões negativas no desenvolvimento econômico e social do Estado atingindo toda a comunidade gaúcha.
 
Diretora Regional do Sesi/Senai/IEL
 

Notícias relacionadas