Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 21 de Março de 2024 às 20:34

A água nos une, o clima nos move

Luiz Zaffalon (PSDB), prefeito de Gravataí

Luiz Zaffalon (PSDB), prefeito de Gravataí

Prefeitura de Gravataí/Divulgação/JC
Compartilhe:
JC
JC
Luiz Zaffalon
Luiz Zaffalon
"A água nos une, o clima nos move" é o tema deste ano no Brasil para o Dia Mundial da Água, celebrado neste 22 de março. Como as mudanças climáticas são inevitáveis e eventos extremos serão cada vez mais frequentes, precisamos adaptar nossas cidades para enfrentá-las com menor impacto possível para a população. Em Gravataí, agimos assim diante das adversidades: reconhecemos o problema e buscamos soluções conjuntas. Foi desse modo em episódios que devastaram nossa cidade entre meados de 2023 e janeiro deste ano.
O Dia Mundial da Água, que faz alusão ao recurso natural indispensável à vida, ressalta a necessidade de uma ação conjunta das administrações públicas, das concessionárias e da população para preservar e fazer a boa gestão dos recursos hídricos. Sabemos que secas e enchentes mais intensas e frequentes terão potencial para ameaçar ainda mais nossas cidades, o desenvolvimento sustentável, a biodiversidade e o acesso à água e ao saneamento.
Conscientes de nossa responsabilidade como poder público frente à questão da água e das mudanças climáticas, assinamos um contrato para a elaboração do Plano Diretor de Drenagem Urbana e Manejo de Águas Pluviais. Trata-se de um importante passo rumo à melhoria da qualidade de vida da nossa comunidade e à preservação do meio ambiente.
O plano em andamento irá identificar tecnicamente os problemas, sua extensão, as medidas necessárias, o cronograma para sua implementação e os custos associados. É o ponto de partida para que a cidade possa conviver harmoniosamente com seus arroios, riachos e o nosso querido rio Gravataí, tornando-se mais resiliente aos impactos climáticos.
Esse plano representa um pacto entre a administração pública e a sociedade. A prefeitura se compromete a agir desde já e a implementar obras para enfrentar as necessidades identificadas pelos técnicos, enquanto a população pode colaborar, por exemplo, participando ativamente da coleta seletiva, descartando corretamente o lixo, conectando suas residências à rede de esgoto e evitando ocupações em áreas de risco.
O município de Gravataí está empenhado em colocar em prática as diretrizes estabelecidas no plano estratégico. Estamos agindo no presente para garantir um futuro mais seguro e sustentável para todos. Que a água nos una e o clima nos motive nesta jornada conjunta. Queremos fazer de Gravataí um lugar ainda melhor para viver e prosperar em todos os aspectos.
Prefeito de Gravataí (PSDB)
 

Notícias relacionadas