Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.
Assine agora

Publicada em 25 de Janeiro de 2024 às 18:06

O futuro do varejo para as PMEs em 2024

Arcione Piva, presidente da Sindilojas Porto Alegre e da FBV

Arcione Piva, presidente da Sindilojas Porto Alegre e da FBV

Sindilojas POA/Divulgação/JC
Compartilhe:
JC
JC
Arcione Piva
Arcione Piva
O cenário do varejo está em plena metamorfose, oferecendo aos pequenos empresários uma oportunidade única para prosperar. Com a digitalização moldando cada vez mais os hábitos de consumo, a adaptação em 2024 é imperativa.
O primeiro passo é estabelecer uma presença online robusta. Isso inclui a criação de lojas virtuais acessíveis e atrativas, bem como a participação ativa em plataformas de e-commerce.
A expansão para o mundo digital não apenas amplia o alcance do público, mas também oferece conveniência aos clientes, uma vez que as compras online se tornam cada vez mais a norma. A presença online deve ser acompanhada por estratégias eficazes de marketing digital. O uso inteligente das redes sociais, campanhas direcionadas e a criação de conteúdo relevante são ferramentas essenciais para engajar a audiência.
A personalização do atendimento ao cliente será um diferencial. Ferramentas de análise de dados e inteligência artificial podem ser empregadas para compreender as preferências individuais dos consumidores, permitindo ofertas e interações mais personalizadas. Além disso, a criação de experiências únicas de compra, tanto online quanto offline, pode fortalecer os laços com os clientes.
A implementação de tecnologias emergentes, como inteligência artificial, realidade aumentada e análise de dados, não é exclusividade das grandes corporações. Pequenos empresários podem se beneficiar dessas inovações para otimizar processos internos, melhorar a eficiência operacional e oferecer produtos e serviços mais alinhados com as expectativas do mercado.
O futuro do varejo para pequenos empresários é promissor mediante uma abordagem proativa. A digitalização é inevitável, e aqueles que a abraçam estão posicionados para prosperar. Investir em presença online, marketing digital, personalização, tecnologia e colaboração local é a chave para não apenas sobreviver, mas também se destacar e crescer em um ambiente varejista em constante evolução. A transformação é agora, e os empreendedores que abraçam as oportunidades digitais estão moldando o futuro do varejo para os pequenos negócios.
Presidente da Sindilojas Porto Alegre e da FBV

Notícias relacionadas