Loni Maleitzke
Os números não mentem, como se diz. Desde que, claro, operados com capacidade técnica e objetividade. A história recente do Brasil revela a importância do trabalho do profissional da contabilidade.
A apuração detalhada das movimentações financeiras das empresas ou de qualquer outra instituição, pública ou privada, é uma ação que define a verdade, o passado, presente e o futuro de um empreendimento. Ou mesmo de um país.
Levar a sério esta atividade é o que determina o sucesso ou o fim de um negócio. Esta premissa vale tanto para um micro empreendedor quanto para um mega empresário ou um ministro da fazenda.
A dinâmica cada vez mais complexa das relações administrativas e comerciais, e o desafio de desatar os infindáveis nós do cipoal tributário brasileiro e suas inúmeras variações regionais tornam o trabalho deste profissional absolutamente estratégico para qualquer gestor.
No passado o contador era visto como um mero guardador de livros, e encarado como uma certa imposição por parte do governo; sua relação com as empresas era menos frequente do que agora, em plena era da tecnologia da informação. Antes, a maioria das obrigações acessórias eram anuais ou no máximo mensais, e não exigiam o detalhamento destes novos tempos.
Hoje nenhum empreendimento sério pode abrir mão deste trabalho. É questão de sobrevivência do negócio.
O poder público, em todos os níveis, é cada vez mais cobrado pela população, que exige processos focados na eficiência, na transparência e na boa aplicação dos recursos gerados pela arrecadação dos tributos.
Órgãos de fiscalização passaram a ser muito mais rigorosos na investigação dos números e no resgate das boas práticas de gestão. O papel das equipes de contabilidade é determinante neste caminho.
E à representação da classe cabe estimular a qualificação atualizada e a conscientização cada vez maior da função da contabilidade, essencial para todos os níveis da cadeia produtiva, dos serviços, da economia e da sociedade em geral.
Dar o devido valor aos contadores e técnicos em contabilidade é determinante para uma nação comprometida com a sua evolução econômica e social. É nisso que vamos trabalhar incansavelmente, pois o Brasil precisa mais do que nunca destes profissionais estratégicos.
Contadora


Facebook
Google
Twitter