Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

Opinião

Artigo

- Publicada em 05 de Junho de 2023 às 20:21

Um novo olhar para o turismo

Fabiano Feltrin
Fabiano Feltrin
Receber 80 mil pessoas na Romaria ao Santuário de Caravaggio, 35 mil pessoas no Encontro de Tradições Italianas ou 80 mil visitantes na Fenakiwi significa muito mais do que números. Representa a valorização da nossa cultura, a convivência com a nossa história e um importante impulso econômico e social em Farroupilha.
O turismo tem crescido em nosso município e temos trabalhado intensamente para promovê-lo, de modo que possamos nos consolidar como um dos principais destinos dos viajantes que visitam a Serra Gaúcha. O ticket médio do turista tem aumentado e o tempo de permanência também. A arrecadação no setor triplicou nos últimos anos.
Para promover o turismo focamos na desburocratização, na aproximação com agências para incluir o município nos roteiros regionais e buscamos fortalecer todos os eventos realizados em Farroupilha — além de tornar a cidade uma referência na promoção de convenções e encontros, como o Ranking Agas e a Convenção Regional de Supermercados. Nesta semana, lançamos o Experimenta Farroupilha, um guia para o turista que deseja visitar o município.
A nossa vocação religiosa é reforçada a cada ano com a Romaria ao Santuário de Caravaggio, com a participação de milhares de devotos, vindos de todos os cantos. Somos um polo da moda que, especialmente no outono e no inverno, atrai milhares de compradores interessados nas peças de roupa de enorme qualidade vendidas em mais de 400 pontos de comercialização. São quase 40 mil clientes atendidos por mês, interessados nas mais de 450 mil peças produzidas mensalmente por um setor que gera três mil empregos diretos.
A gastronomia e a cultura típica da nossa terra estão em evidência no Encontro das Tradições Italianas, que teve em 2023 a sua maior edição, e na Fenakiwi. E projetamos para os próximos anos a conclusão da ciclovia Desvio da Cerveja, ligando Farroupilha com as divisas com Carlos Barbosa e Garibaldi, que será mais um ponto de atração turística em uma área na qual a Serra tem se consolidado como um dos principais destinos do país. Estamos incrementando as programações de Páscoa e de Natal, uma tradição da região.
Ainda há muito por fazer, mas já trilhamos muitos passos desse caminho e seguiremos empenhados em fortalecer o turismo. Afinal, por meio dele Farroupilha se desenvolve, gera empregos, aumenta a arrecadação e ajuda a melhorar a vida da nossa gente.
Prefeito de Farroupilha