Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

Opinião

Artigo

- Publicada em 24 de Maio de 2023 às 21:06

A Filosofia e a Inteligência Artificial

Maria Elena Johannpeter e Leandro Mello Schmitt
Maria Elena Johannpeter e Leandro Mello Schmitt
A Filosofia está acostumada a se ocupar da análise de grandes temas. Pensadores tais como Platão e Aristóteles, há mais de dois milênios, desenvolveram máximas que influenciaram a compreensão da vida, do cosmos e da ética, em boa parte ainda atuais. Porém, em razão do avanço de tecnologias disruptivas, a exemplo da Inteligência Artificial (IA), urge examinar se aquelas permanecem válidas.
Um dos conceitos filosóficos mais relevantes é o de episteme, ou conhecimento verdadeiro, que demanda diálogo crítico e reflexão (Platão), ou observação empírica e experiência (Aristóteles). A phronesis, ou "sabedoria prática", pode indicar a ação correta em situações específicas, como as implicações éticas do emprego da IA em variados campos (medicina, eleições, prevenção de atos terroristas, combate ao crime organizado...).
Se considerarmos a realidade à nossa volta, chegamos ao trinômio THC (Técnico-Humano-Conceitual). Deve haver um equilíbrio nesta equação. Se a IA objetivar o bem-estar das pessoas, então poderá ser aceita pelo viés da ética. Contudo, ela também poderá ser programada para criar e perpetuar situações injustas e desinformação, ou ainda contribuir para a ampliação da pobreza mundial.
Para lograr tal equilíbrio, uma rigorosa e incansável investigação filosófica, além da discussão com a sociedade civil organizada, terá o mérito de indicar um uso profícuo e democrático da IA, não obstante a possibilidade de ela impedir a capacidade humana de controle e passar a tomar decisões por si, o que seria, no mínimo, preocupante.
Ainda que neste momento a IA não tenha atingido a sua singularidade, a possibilidade de a mesma superar a inteligência humana é um fato. Logo, para além dos marcos regulatórios que já estão sendo definidos, a começar pela União Europeia, a discussão ética da IA não poderá ser relegada a um segundo plano.
Escritora e membro do Conselho Deliberativo da ONG Parceiros Voluntários e professor na Unisinos, respectivamente