Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

Opinião

Artigo

- Publicada em 17 de Maio de 2023 às 20:12

Saúde: inovação e visão empreendedora

Ana Paula Rezende
Ana Paula Rezende
Garantir que um pequeno domicílio - uma residência familiar, por exemplo - atue de forma próspera, com uma gestão eficaz de seus processos e recursos, por si só, é uma tarefa desafiadora. Agora imagine um hospital. Ou uma clínica. Ou um laboratório. É neste cenário de alta relevância e responsabilidade que desde 2016 o Sebrae RS atua com um braço específico para o setor da saúde e bem-estar.
Uma das mais importantes cadeias produtivas da economia gaúcha tem se destacado pela sinergia entre parceiros deste segmento onde a inovação pode - e deve - fazer a diferença na vida das pessoas. Essa certeza foi reafirmada nas mais recentes edições do South e do Gramado Summit, cada qual com um palco exclusivo para a temática. Ao ver o assunto permeando alguns dos mais importantes pontos da programação dos dois eventos, reforçou-se a convicção de que tecnologia, pessoas, inovação e competitividade andam, sim, juntas - hoje mais do que nunca.
Um dos exemplos mais relevantes que ilustram estas convicções é o fechamento do primeiro ano de atuação do South Collab Health (SCH). Criada no primeiro semestre de 2022, a rede colaborativa atualmente reúne representantes de 55 instituições gaúchas de sete microrregiões do Rio Grande do Sul, entre universidades, hospitais e entidades que buscam entender melhor as demandas e, principalmente, encontrar soluções da forma mais assertiva possível. Um projeto sem vaidades em que o protagonismo é pensar em conjunto. Em pouco mais de um ano, já são mais de 50 ações, entre eventos, cursos e projetos que impactaram mais de 3 mil pessoas em cerca de 160 municípios.
A integração de sistemas e informações são dois dos principais desafios à frente. São eles que irão gerar a possibilidade de impactar um maior número de empresas, utilizando de forma mais integrada os diversos canais de relacionamento e de atendimento, com respostas diferenciadas para todos os tipos de pacientes.
Cadeia transversal ligada a todas as demais cadeias produtivas da economia - seja varejo, alimentação, segurança, indústria, entre muitas outras -, a saúde tem ao mesmo tempo complexidade e oportunidades ímpares. E, no caso do RS, parceiros preparados para os desafios e recompensas que lhes são peculiares.
Coordenadora de projetos de Saúde do Sebrae RS