Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

ARTIGO

- Publicada em 18 de Julho de 2022 às 00:35

Tecnologia 5G movimentará as indústrias

Bruno Zabeu
Bruno Zabeu
O ano passado foi marcado pelo início dos primeiros passos do 5G no País. Segundo uma projeção do International Data Corporation (IDC), até 2025, essa tecnologia deve movimentar cerca de R$ 130 bilhões. Isso comprova o quanto essa nova geração de internet móvel vai revolucionar o mercado, elevando o padrão de desenvolvimento das empresas e aumentando a conectividade em todo o mundo. Inclusive, já sabemos o quanto ela será uma peça-chave para a internet das coisas gerar mais produtividades, e principalmente, agregar valor para o desenvolvimento das cidades inteligentes.
Esse processo também constrói um movimento entre as fábricas inteligentes e conectadas do futuro, uma nova tendência para devolver o toque humano à produção que está transformando o processo de fabricação. Os robôs serão responsáveis por executar todas as tarefas enquanto os trabalhadores humanos supervisionam as operações. Apoiados por tecnologia inteligente, humanos e máquinas colaboram simultaneamente no chão de fábrica. Acredite ou não, esse tipo de cenário futurista já está ocorrendo em todo o mundo.
Esse fenômeno é mais conhecido como a indústria 5.0 ou indústrias colaborativas, que refletem uma visão crescente entre os fabricantes da necessidade de responder à crescente demanda entre os clientes por um maior grau de individualização. Além disso, a esmagadora maioria dos fabricantes agora já a descreve como um elemento essencial em sua estratégia de negócios. Sem dúvida, a força de trabalho conectada e colaborativa apresenta vastas oportunidades para melhorar a produtividade e a inovação da manufatura. É também uma ótima oportunidade de aumentar a segurança e a satisfação no local de trabalho, ao mesmo tempo em que possibilita papéis mais interessantes para os trabalhadores humanos e estimulando o próprio crescimento.
À medida que os processos de fabricação evoluem, se tornando inteligentes e conectados, os concorrentes menos ágeis e que demoram muito para se adaptar serão deixados para trás. Os fabricantes devem perceber que as fábricas colaborativas oferecem não apenas o potencial de melhorar a eficiência operacional e outros benefícios mencionados antes, mas também o potencial de reduzir os custos trabalhistas crescentes em mercados cada vez mais competitivos.
Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Universal Robots na América do Sul
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO