Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Opinião

Artigo

- Publicada em 22 de Junho de 2022 às 20:03

Junho é o mês para repensar o meio ambiente

Guilherme Guila Sebben
Guilherme Guila Sebben
Desde o momento em que nascemos já deixamos um registro na nossa existência. Trilhamos por vários caminhos. Consumimos, economizamos, protegemos. Muitas vezes destruímos. Faz parte da nossa natureza humana nos experimentarmos e também reavaliarmos. Este é o mérito do ser humano: constatar erros e consertar estes. Perceber em 2022, depois de uma pandemia de dois anos, que algumas escolhas feitas durante dezenas de anos foram equivocadas é querer apostar em um futuro diferente. Perceber e optar por um novo caminho, onde se possa ver a sociedade, em geral, crescer e se desenvolver erradicando a pobreza, protegendo o meio ambiente e o clima, além de oferecer a garantia de que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Para isto as pessoas se unem em prol de propósitos humanitários.
Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas, que visam guiar a humanidade até 2030. A importância dos ODS se dá pelo fortalecimento da cultura da sustentabilidade ambiental e social nos governos e nas empresas. No universo corporativo, esses objetivos tornam os negócios mais eficientes, responsáveis, transparentes e mais competitivos. É sobre repensar o cotidiano, o trabalho, as relações com os outros, mas com um ideal mais amplo.
E como se faz isto? Com informação. Com dados sendo levantados, com informações sendo repassadas e alcançando o máximo de pessoas. Com imprensa, empresas, escolas e sociedade comungando da necessidade de proteger as famílias e suas regiões. Com governos planejando políticas públicas, que proporcionem segurança aos cidadãos e aos seus futuros. É trabalho conjunto desde já, desde o microambiente até à alta cúpula de entidades mundiais. Não se protege a vida sozinho. E quando se fala em vida se fala de meio ambiente protegido, em economia sadia para todos e atividades sociais justas. Isto é desenvolvimento viável e sustentável. É isto que o mundo precisa.
Junho é uma data que merece ser comemorada todos os dias. E que precisa ser vivida diariamente com responsabilidade. Saber que toda ação tem consequência e que precisamos estar atentos aos resultados já é um início. Responsabilidade é a convocatória neste momento.
CEO da Biosys Ambiental
 
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO