O município de Lajeado, com 93.646 habitantes, trabalha fortemente na logística da cidade com a busca de recursos financeiros e projetos para o desenvolvimento , segundo a prefeita Gláucia Schumacher (PP) durante discurso na abertura da edição Lajeado do Mapa Econômico do RS realizado na quinta-feira (10) na sede da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).
"Quando a gente passa por um evento climático como o que aconteceu no ano passado no Rio Grande do Sul temos que tirar lições. O Vale do Taquari paralisou com a enchente. Acordamos e não dá mais para brincar", comenta. A prefeita disse que a cidade trabalha em projetos de infraestrutura de uma maneira nunca feita anteriormente. "Vamos avançar como região", afirma.
A prefeita disse que levou um susto quando Santa Catarina veio ajudar a cidade do Vale do Taquari. "O poderio dos municípios catarinenses nos fez acordar. "Paramos um pouco no tempo e quando Santa Catarina veio com uma estrutura de ajuda acordamos para o fato de que precisamos mudar e correr atrás dos recursos financeiros a apresentar projetos ", acrescenta.
Gláucia disse que a oportunidade agora é de mostrar a força dos municípios das regiões Central, Vale do Taquari Vale do Rio Prado, Vale do Jaguari e Jacuí Centro. "Os Vales do Taquari e do Rio Pardo sempre trabalharam de forma silenciosa. Nunca fomos orgulhosos para se mostrar. Agora, todo mundo vem aqui olhar para o Vale. Muitos afirmam: vocês vão conseguir se reerguer. A minha resposta é sim. Foi difícil, mas a gente está reerguendo muito bem", acrescenta.
A prefeita destacou que o Mapa Econômico do RS veio até Lajeado e ao Vale ver que os municípios estão se reerguendo. "Quem bom que vocês estão conhecendo essa força. Estamos tendo a oportunidade de melhorar ainda mais depois da tragédia que atingiu a região do Vale do Taquari", ressalta.
Gláucia afirma que os municípios tem muitas coisas a fazer e muitas coisas boas para mostrar para todo o Rio Grande do Sul. A prefeita diz que mostrando as coisas boas é que os municípios avançam. "Temos coisas maravilhosas e a partir de agora estamos trabalhando com nossas equipes em pautas positivas para o desenvolvimento e crescimento do Vale. Nós vamos voltar a voar", disse a dirigente.