Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 01 de Julho de 2025 às 18:02

Ranking do PIB mostra regiões mais ricas do RS; confira lista completa

Corede da área Metropolitana, onde está Porto Alegre, lidera em atividade econômica entre as 28 microrregiões do Rio Grande do Sul

Corede da área Metropolitana, onde está Porto Alegre, lidera em atividade econômica entre as 28 microrregiões do Rio Grande do Sul

ISABELLE RIEGER/ARQUIVO/JC
Compartilhe:
Guilherme Kolling
Guilherme Kolling Editor-chefe
* Com Ana Stobbe e Eduardo Torres
* Com Ana Stobbe e Eduardo Torres
Pelo terceiro ano consecutivo, o Jornal do Comércio promove um raio-x da economia gaúcha no projeto Mapa Econômico do RS. Nesta edição, além dos dados tradicionalmente abordados como população e Produto Interno Bruto (PIB) dos 497 municípios gaúchos, foram compiladas informações sobre o trabalho no Estado e sobre a participação de cada um dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) no PIB gaúcho.
No levantamento, os dois maiores PIBs entre os 28 Coredes — organização regional utilizada pelo Estado há mais de 30 anos — estão na macrorregião Metropolitana. Os dados são de 2021, os mais atualizados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE-RS) vinculado à Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (SPGG). 
O Corede da área Metropolitana, onde está Porto Alegre, lidera, com 22,61% do PIB do RS, seguido pelo Vale do Sinos com 11,78%. A outra microrregião desta área, o Litoral, tem um PIB menor, mas registra forte crescimento populacional. 
A Região Norte vem crescendo nos últimos anos e já se tornou a segunda maior economia entre as macrorregiões deste Mapa Econômico do RS. A Região da Produção, onde está Passo Fundo, tem o maior PIB entre as 11 microrregiões do Norte do RS. 
A Região da Serra desponta com o terceiro maior PIB entre os 28 Coredes, representando 10,94% da economia gaúcha. Com outras micrroregiões desta parte do Estado, chega a 16,50% do PIB.
As Regiões Sul, Centro-Sul, Campanha e Fronteira Oeste, tema do primeiro caderno do Mapa Econômico do RS em 2025, publicado nesta segunda-feira 30 de junho, têm 13,47% do PIB gaúcho, com amplo potencial de crescimento, considerando projetos em curso. 
O menor PIB entre as 5 macrorregiões está na área central, com 12,19%, mas a região cresce mais do que outras proporcionalmente.
Macrorregião Metropolitana se destaca com os dois Coredes que lideram o ranking | JC
Macrorregião Metropolitana se destaca com os dois Coredes que lideram o ranking JC

Notícias relacionadas