Interditado desde 2010, o Estádio Municipal de Cidreira poderá ser reformado e transformado em autódromo com abertura de edital de licitação. O local foi fechado por ordem do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) há 16 anos, entretanto, em abril deste ano foi realizada a análise de novos estudos feitos pelo município e autorizada a concessão da área pelo órgão público. Segundo o procurador-geral municipal, Carlos Eduardo Martinez, o edital será publicado até o final deste ano e tem como principal concorrente a Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), que propõe transformar o antigo Sessinzão, como é conhecido, em um autódromo oval.
Desde o fim do ano passado, a FGA demonstra interesse na área do estádio, afirma o secretário municipal de turismo, Fábio Santos Espíndola. De acordo com ele, a Federação enviou uma carta de intenção a fim de entender a possibilidade de uso e reforma do local. A partir disso, a prefeitura contratou uma equipe para que novos estudos sobre a estrutura do espaço fossem realizados e depois enviados para o MPRS, o qual precisava autorizar a abertura da licitação. “O Ministério Público foi muito diligente, em menos de um mês realizou a análise dos laudos e constatou que são fidedignos. Obviamente é necessário reformar, mas há possibilidade de utilizá-lo mediante essas reformas, e a demolição não é a única solução”, explica o procurador-geral de Cidreira.
O estádio foi interditado por ordem do MPRS em 2010, quando inicialmente solicitou sua demolição. Todavia, na época o custo para demolir o local era ainda mais caro do que reformar a estrutura necessária, o que causou a paralisação e abandono da área. Mesmo que hoje os custos de ambos sejam mais similares, com a aprovação do processo de concessão não há possibilidade de demolição, ressalta Martinez. “Mais do que valores, o estádio é um bem público que, querendo ou não, está em pé e que se há possibilidade, mediante o investimento privado, de reformar e torná-lo útil, precisamos aproveitar”, declara.
O edital deve ser publicado ainda este ano e terá concessão de 30 anos do local, além de exigir a reforma e manutenção da estrutura. Caso a licitação seja ganha pela FGA, estádio, que não recebe jogos desde 2007, se tornará um autódromo 100% oval, voltado ao kart e ao automobilismo.