Está em construção, em Antônio Prado, na Serra Gaúcha, um monumento em homenagem aos 150 anos da imigração italiana. O marco inicial foi solenizado no pórtico de entrada da cidade – espaço destinado à construção da estrutura – com o descerramento de placa e pedra fundamental.
A escultura está sendo erguida como um tributo à coragem, ao trabalho e à fé dos imigrantes italianos, que deixaram sua terra natal para construir uma nova vida no Brasil, trazendo contribuições decisivas para o desenvolvimento social, econômico e cultural da região. A inauguração será realizada durante a FenaMassa, em novembro.
Paralelamente, a prefeitura iniciou à remodelação completa da entrada principal da cidade, junto ao pórtico, transformando o espaço em um cartão-postal. O projeto prevê uma praça com novo calçamento, estacionamento para veículos e ônibus de turismo, além de paisagismo e intervenções de embelezamento que qualificam a área e valorizam a recepção a moradores e visitantes.
O monumento representa, ao mesmo tempo, a partida da terra natal na Itália e a chegada ao Rio Grande do Sul, em particular na cidade de Antônio Prado. A obra será confeccionada em concreto armado pelo escultor Vinicius Ribeiro, assentada em uma base de 1,5m de altura, com dimensões de 2,20m de altura, 2,5m de largura e 70cm de profundidade, medidas que correspondem dos pés à cabeça do casal — símbolo da família de imigrantes.