Sete meses após a enchente que danificou a passagem sobre o Rio Caí, na BR-116, entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, a estrutura que volta a ligar os dois municípios na altura do km 175 volta a receber veículos a partir deste fim de semana. Marcada inicialmente para a sexta-feira (19), a agenda foi postergada para o sábado (20), às 11h, por conta de uma agenda ministerial no dia anterior, que inviabilizaria a presença para a abertura da estrutura.
A ordem do início dos serviços foi dada em 4 de junho, durante vistoria da comitiva do Ministério dos Transportes às rodovias da Serra Gaúcha danificadas afetadas pelas condições climáticas adversas. A obra tinha prazo de execução de 480 dias (cerca de um ano e meio), mas ficaram prontas bem antes do previsto. Uma outra passagem, custeada por empresários, foi aberta em setembro para criar alternativa durante esse período.
A construção da nova ponte sobre o Rio Caí têm investimento previsto de aproximadamente R$ 31 milhões. De acordo com o anteprojeto, a travessia terá 180 metros de extensão e largura de 13 metros. A ponte será cerca de um metro mais alta, já prevendo a última cheia.