Duas startups conectadas ao Instituto Aliança Empresarial, de Passo Fundo, foram selecionadas entre as mais de 550 inscrições na segunda edição do Programa de Apoio a Empreendedoras na Tecnologia. A iniciativa visa fortalecer e disseminar práticas de empreendedorismo inovador em projetos ou empresas de micro e pequeno porte liderados por mulheres.
As duas startups - Água Conectada e Missão Criativa - estão entre as 70 iniciativas classificadas no programa. Elas devem receber benefícios pela classificação, como auxílio financeiro, mentorias, capacitações sobre negócios e tecnologias, workshops, entre outros momentos de conexão com o empreendedorismo.
Residente do Hub Aliança e também aprovada no InovAtiva Brasil 2024, a startup Água Conectada soluciona o monitoramento do consumo de água de forma mais inteligente e eficiente, além de tomar medidas proativas para conservação de água, redução de custos e sustentabilidade ambiental.
A startup Missão Criativa, por sua vez, é uma Edtech que constrói soluções para crianças desenvolverem inovação e criatividade, com brinquedos educativos fabricados digitalmente em papelão. A startup comercializa brinquedos com design próprio e realiza cursos como o Missão Maker, Plataforma Mães Criativas 4.0 e Missão Startup Kids.
De acordo com a CEO da Missão Criativa, Andréa Mussi, a classificação no programa é um reconhecimento muito importante e uma oportunidade incrível de desenvolvimento entre mulheres empreendedoras. "Vamos buscar estabelecer muito networking e difundir nosso propósito de impactar mais e mais mães criativas e crianças em tecnologias digitais com design e criatividade", afirma.
A empreendedora destaca, ainda, que a comissão julgadora e técnica do programa foi composta por 100% de mulheres. "Isso nos deixa mais confiantes de estarmos no caminho certo para impactar positivamente mães e crianças no desenvolvimento de habilidades criativas," finaliza.