Prefeitura promove mudanças na coleta seletiva em Canoas

Em fase de testes, coleta automatizada será descontinuada no Centro da cidade e no bairro Jardim do Lago

Por Liliane Moura

Bicicletas do projeto Bikeco vão assumir o serviço em duas localidades, com possibilidade de expansão
O município de Canoas pretende retirar os contêineres de lixo seletivo das ruas para priorizar a reciclagem com bicicletas em dois bairros da cidade - Centro e Jardim do Lago, região central. A ideia é que o projeto realizada pelo Bikeco, iniciado em 2018, seja o substituto para esse tipo de coleta. A iniciativa é um sistema de coleta seletiva que por uso de bicicletas ecológicas oferece mais rapidez no recolhimento.

Continue sua leitura, escolha seu plano agora!

Já é assinante? Faça login

Por conta da alteração na forma de recolhimento dos resíduos, pesquisa será realizada em dois bairros da cidade

Ainda em relação à reciclagem, um outro projeto na cidade, o Canoas Recicla com a Gente inicia nesta terça-feira (12) uma  pesquisa nos dois bairros em que o Bikeco será testado para compreender como os moradores e comerciantes descartam os resíduos atualmente. Os levantamentos ocorrerão até o mês de abril.
A pesquisa será feita justamente por conta dessa mudança da forma de coleta dos resíduos, permanecendo apenas os de descarte de rejeitos e orgânicos. "Com a retirada dos containers onde as pessoas deixaram os resíduos? Nem sempre os moradores estão em casa quando os recicladores passam para coletar os materiais", comenta Daiana Schwengber, bióloga, sócia da Apoena Socioambiental, que fará a pesquisa. Ela comenta ainda que, a partir dos resultados dos levantamentos, os pesquisadores montarão estratégias em relação aos locais e aos horários para alcançar o maior número de adeptos na coleta seletiva.
De acordo com a consultora ambiental do Apoena, Aline Daut, o Canoas Recicla com a Gente tem como objetivo orientar a população sobre o descarte e a separação adequada dos resíduos sólidos. Além da pesquisa, entre outras ações, o projeto proporciona palestras sobre educação ambiental nas escolas públicas da cidade.