Um investimento de R$ 16,5 milhões promete integrar o controle do fluxo de embarcações no Porto de Rio Grande, um dos principais polos logísticos do Brasil. A implementação do Sistema de Monitoramento de Tráfego de Embarcações (VTS), conduzida pela Associação Arranjo Produtivo Local Marítimo do Rio Grande do Sul (APL), em parceria com a Portos RS, busca trazer mais eficiência e segurança às operações portuárias.
De acordo com a coordenação do APL, o VTS permitirá o controle em tempo real de todas as embarcações em operação no porto, levando em consideração condições climáticas e variáveis técnicas como maré, vento e calado. A tecnologia também fornecerá dados mais precisos para determinar a segurança de manobras, otimizando a produtividade portuária.
Ver essa foto no Instagram
“A navegação será baseada em dados tecnológicos, e não em suposições. Isso significa um avanço significativo na segurança e eficiência do tráfego marítimo,” destacou Richard Grantham, presidente do Conselho de Administração do APL Marítimo.
- LEIA TAMBÉM: Porto de Rio Grande registra fluxo de 9,9 milhões de toneladas entre janeiro e novembro
A construção da torre da estação remota do sistema, localizada no cais comercial do Porto Novo, está em fase de conclusão. No primeiro semestre de 2025, os testes de integração e operação do sistema serão iniciados.
Em dezembro, o APL também entregou a renovação do Centro de Simulação de Manobras Navais (CSN), localizado no Parque Tecnológico Oceantec da Furg. Depois de um um investimento de R$ 250 mil, o espaço foi modernizado, ganhando uma nova sala e atualizações tecnológicas que permitem simulações simultâneas entre navios e rebocadores.
Com as adequações, o CSN torna possível testar novas manobras diretamente na cidade, sem a necessidade de deslocamento para grandes centros urbanos, trazendo mais segurança e agilidade às operações portuárias, como a praticagem.