A política fiscal da China continuará a equilibrar a prevenção de riscos e a promoção do crescimento, mantendo amplo espaço para medidas futuras, disse o ministro das Finanças, Lan Fo'an, nesta sexta-feira. A perspectiva positiva de longo prazo para a economia chinesa permanece inalterada, fornecendo uma base sólida para as operações fiscais, disse Lan em entrevista coletiva.
Ao longo dos anos, o país acumulou mais experiência em macrorregulação, enriqueceu seu conjunto de ferramentas de políticas e reforçou significativamente sua capacidade de ajustes anticíclicos e transcíclicos, de acordo com Lan.
Com melhorias nos mecanismos institucionais de prevenção de riscos em áreas-chave e a solução gradual dos riscos existentes, a política fiscal da China está agora melhor posicionada para enfrentar os desafios futuros, disse Lan.
O ministro disse que as autoridades financeiras continuarão a manter a continuidade e a estabilidade das políticas, fortalecer as avaliações prospectivas, manter as ferramentas de política em reserva e impulsionar o desenvolvimento econômico e social de alta qualidade por meio de esforços fiscais.