Contrariando as expectativas de um cessar-fogo, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, encerraram sem acordo o encontro ocorrido na base aérea de Anchorage, no Alasca, sexta-feira (15).
Em coletiva de imprensa após a reunião começada às 16h30 (horário de Brasília), ambos trocaram elogios, mas foram evasivos quanto a acordos sobre a guerra. O primeiro a falar foi Putin, que afirmou estar interessado em terminar o conflito e em garantir a segurança da Ucrânia. Na prática, o russo não apontou caminhos para isso.
Após, Trump se pronunciou sobre a falta de um acordo, mas afirmou que a reunião foi positiva e destacou muitos pontos em comum entre os dois chefes de estado. "Ainda temos algumas questões por resolver", afirmou. "Espero vê-lo em breve", concluiu.
O presidente dos EUA finalizou a sua fala garantindo que irá conversar por telefone com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e com os membros da Otan.
Após comentários, Putin sugeriu que o próximo encontro ocorra em Moscou, enquanto o presidente norte-americano foi evasivo em sua resposta ao convite.