Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 29 de Maio de 2025 às 17:19

Portugal: partido de extrema-direita Chega se torna a principal oposição no parlamento

Os avanços do Chega desde a eleição de 18 de maio coincidem com os ganhos das forças de extrema-direita em outros lugares

Os avanços do Chega desde a eleição de 18 de maio coincidem com os ganhos das forças de extrema-direita em outros lugares

PATRICIA DE MELO MOREIRA/AFP/JC
Compartilhe:
Agências
O partido anti-imigração Chega, de Portugal, obteve mais um ganho político para a extrema-direita europeia nesta quarta-feira, (28), depois de ter conquistado o segundo maior número de assentos no parlamento, o que significa que se tornará o líder da oposição ao novo governo.Isso quebra o padrão dos principais partidos de centro-direita e centro-esquerda de Portugal, que se alternam entre liderar o governo ou liderar a oposição.Os avanços do Chega desde a eleição de 18 de maio coincidem com os ganhos das forças de extrema-direita em outros lugares. Na Europa, essas forças incluem o Rally Nacional da França, os Irmãos da Itália e a Alternativa para a Alemanha (AfD), que agora fazem parte da corrente política dominante.O Chega disputou sua primeira eleição há seis anos, quando conquistou uma cadeira.
O partido anti-imigração Chega, de Portugal, obteve mais um ganho político para a extrema-direita europeia nesta quarta-feira, (28), depois de ter conquistado o segundo maior número de assentos no parlamento, o que significa que se tornará o líder da oposição ao novo governo.

Isso quebra o padrão dos principais partidos de centro-direita e centro-esquerda de Portugal, que se alternam entre liderar o governo ou liderar a oposição.

Os avanços do Chega desde a eleição de 18 de maio coincidem com os ganhos das forças de extrema-direita em outros lugares. Na Europa, essas forças incluem o Rally Nacional da França, os Irmãos da Itália e a Alternativa para a Alemanha (AfD), que agora fazem parte da corrente política dominante.

O Chega disputou sua primeira eleição há seis anos, quando conquistou uma cadeira.

Notícias relacionadas