O Papa Francisco, de 88 anos, está acometido por uma pneumonia nos dois pulmões e ainda apresenta um quadro clínico "complexo", informou ontem o Vaticano, em seu quinto dia hospitalizado. "A tomografia torácica à qual o Santo Padre foi submetido esta tarde ... mostrou o aparecimento de uma pneumonia bilateral que exigiu um tratamento farmacológico posterior. No entanto, o pontífice está de bom humor", indicou o Vaticano no boletim médico vespertino.
Francisco permanece internado no Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma. Ele foi admitido no hospital em condição "razoável" na sexta passada após uma crise de bronquite de uma semana, que se agravou. Os médicos confirmaram uma infecção do trato respiratório e prescreveram "repouso absoluto" junto com terapias medicamentosas não especificadas. Atualizações subsequentes disseram que sua leve febre havia desaparecido e que ele estava em condição "estável".
Mais cedo, o Vaticano havia informado que o papa não participará dos eventos da Igreja Católica deste fim de semana. "Devido ao estado de saúde do Santo Padre, a audiência jubilar de sábado, 22 de fevereiro, está cancelada", anunciou a Santa Sé em um comunicado. Uma missa papal agendada para domingo ainda ocorrerá, diz a nota, mas será liderada por um alto funcionário do Vaticano.
O pontífice, que teve parte de um pulmão removida após infecção pulmonar quando jovem, é conhecido por ser um workaholic que mantém um ritmo extenuante apesar de sua saúde cada vez mais precária. O pontífice segue sem nenhuma previsão de alta.