Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Internacional

Japão

- Publicada em 21 de Março de 2023 às 09:37

Premiê do Japão faz visita à Ucrânia; presidente da China segue na Rússia

Kishida também irá declarar "rejeição absoluta" à invasão russa e "afirmará seu compromisso de defender a ordem internacional"

Kishida também irá declarar "rejeição absoluta" à invasão russa e "afirmará seu compromisso de defender a ordem internacional"


AFP/Divulgação/JC
O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, chegou em Kiev, na Ucrânia, para uma visita surpresa, horas depois que o presidente da China, Xi Jinping, desembarcou na Rússia para uma viagem de três dias. A invasão russa à Ucrânia será o tema das conversas em ambos os encontros.O premiê japonês se encontrará com o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, e irá "mostrar respeito pela coragem e paciência do povo ucraniano, que está se erguendo para defender sua pátria sob a liderança de Zelenski". Ainda, Kishida irá demonstrar "solidariedade e apoio inabalável à Ucrânia como líder do Japão e presidente do G-7", indicou o Ministério das Relações Exteriores japonês.Kishida também irá declarar "rejeição absoluta" à invasão russa e "afirmará seu compromisso de defender a ordem internacional baseada em regras", disse o comunicado do ministério.Na Rússia, em uma reunião nesta segunda-feira (20) com o primeiro-ministro do país, Mikhail Mishustin, Xi Jinping disse que convidou Putin a visitar a China em algum momento deste ano para participar de uma reunião da iniciativa regional "One Belt, One Road", que busca estender a influência de Pequim por meio de projetos de cooperação econômica.
O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, chegou em Kiev, na Ucrânia, para uma visita surpresa, horas depois que o presidente da China, Xi Jinping, desembarcou na Rússia para uma viagem de três dias. A invasão russa à Ucrânia será o tema das conversas em ambos os encontros.

O premiê japonês se encontrará com o presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, e irá "mostrar respeito pela coragem e paciência do povo ucraniano, que está se erguendo para defender sua pátria sob a liderança de Zelenski". Ainda, Kishida irá demonstrar "solidariedade e apoio inabalável à Ucrânia como líder do Japão e presidente do G-7", indicou o Ministério das Relações Exteriores japonês.

Kishida também irá declarar "rejeição absoluta" à invasão russa e "afirmará seu compromisso de defender a ordem internacional baseada em regras", disse o comunicado do ministério.

Na Rússia, em uma reunião nesta segunda-feira (20) com o primeiro-ministro do país, Mikhail Mishustin, Xi Jinping disse que convidou Putin a visitar a China em algum momento deste ano para participar de uma reunião da iniciativa regional "One Belt, One Road", que busca estender a influência de Pequim por meio de projetos de cooperação econômica.