Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Guerra na Ucrânia

- Publicada em 27 de Abril de 2022 às 20:58

Rússia ameaça cortar gás de outros países da Europa

Estatal Gazprom anunciou a paralisação do fornecimento a Polônia e Bulgária

Estatal Gazprom anunciou a paralisação do fornecimento a Polônia e Bulgária


NIKOLAY DOYCHINOV/AFP/JC
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse nesta quarta-feira (27) que a Rússia poderá cortar o fornecimento de gás natural para outros clientes europeus, além de Polônia e Bulgária, caso eles também se recusem a pagar pelo produto em rublos.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse nesta quarta-feira (27) que a Rússia poderá cortar o fornecimento de gás natural para outros clientes europeus, além de Polônia e Bulgária, caso eles também se recusem a pagar pelo produto em rublos.
Peskov argumentou que a decisão de Moscou de exigir pagamento em rublos é consequência de iniciativas do Ocidente de congelar ativos cambiais da Rússia. Segundo o porta-voz, os ativos foram efetivamente "roubados" por países ocidentais, numa "inédita ação não amigável".
O representante russo também disse que a recusa de alguns países de mudar os contratos de gás para rublos reflete um desejo do Ocidente de "punir a Rússia a qualquer custo, em detrimento de seus próprios consumidores, contribuintes e produtores".
Da mesma forma, ele rejeitou a descrição da União Europeia (UE) de que o corte de gás a Polônia e Bulgária foi uma "chantagem". "A Rússia continua sendo um fornecedor confiável de recursos de energia" e cumpriu suas obrigações contratuais, afirmou o porta-voz.
Um pouco antes, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, havia acusado a Rússia de usar o gás como "instrumento de chantagem", após a estatal russa Gazprom anunciar a paralisação do fornecimento a Polônia e Bulgária na terça-feira. Em comunicado, a líder do órgão executivo da UE chamou a decisão de "inaceitável e injustificável". "Isso mostra mais uma vez a falta de confiabilidade da Rússia como fornecedora de gás", afirmou.
Von der Leyen garantiu que o bloco está preparado para o cenário de interrupção da oferta e busca alternativas para mitigar os efeitos da medida russa. Segundo ela, a UE está em contato com parceiros internacionais e coordena uma resposta comum europeia. "Continuarei trabalhando com líderes europeus e mundiais para garantir a segurança do abastecimento de energia na Europa", disse ela.
Polônia e Bulgária também acusaram Moscou de usar gás natural para chantageá-los depois que a Gazprom confirmou que cortaria o fornecimento aos dois países.
A secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou que o governo dos Estados Unidos está em conversas com parceiros europeus sobre a situação. Segundo ela, a iniciativa da Rússia torna a produção energética do país uma arma, e uma medida neste sentido já era esperada pela Casa Branca. Psaki ainda destacou que os EUA já trabalham por meses com seus parceiros europeus para diversificar as fontes energéticas do Velho Continente.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO