Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

CLIMA

- Publicada em 01 de Outubro de 2009 às 00:00

Número de mortos é estimado em 119


Jornal do Comércio
O número de mortes após o forte terremoto e o tsunami que atingiram o Pacífico Sul é estimado em 119, segundo informações de autoridades locais. A maior parte das vítimas está em Samoa – 83 –, mas há informações de que 30 pessoas morreram em Samoa Americana, próximo ao epicentro do tremor de 8,3 graus na escala Richter. Outras seis mortes foram confirmadas na ilha de Tonga.
O número de mortes após o forte terremoto e o tsunami que atingiram o Pacífico Sul é estimado em 119, segundo informações de autoridades locais. A maior parte das vítimas está em Samoa – 83 –, mas há informações de que 30 pessoas morreram em Samoa Americana, próximo ao epicentro do tremor de 8,3 graus na escala Richter. Outras seis mortes foram confirmadas na ilha de Tonga.
Dezenas de pessoas estão desaparecidas e supostamente mortas, mas as autoridades das três ilhas disseram que as comunicações com muitos vilarejos distantes foram interrompidas.  Em Samoa Americana, a cerca de 100 quilômetros de Samoa, o diretor de Segurança Nacional, Michael Sala, disse que a maior parte dos estragos foi provocada pelo tsunami que chegou à ilha cerca de 20 minutos depois do terremoto. A parede de água, cuja altura ele estimou em 7,5 metros, avançou terra adentro demolindo edifícios. A parte oriental de Samoa Americana ficou sem água e energia após o abalo.
Em Tonga, houve seis mortos e quatro desaparecidos na pequena ilha de Niuatoputapu. Funcionários do governo voaram sobre a ilha a partir da capital, Nuku’alofa, mas não conseguiram aterrissar por causa da destruição dos campos de pouso. Eles disseram que fariam nova tentativa à noite, pelo mar, para avaliar a extensão dos danos.
O presidente dos EUA, Barack Obama, classificou a ocorrência de um “grave desastre” em Samoa Americana. “O presidente ordenou ajuda federal para suplementar os esforços locais de recuperação”, informou um comunicado da Casa Branca.
O terremoto que devastou o arquipélago de Samoa não causou estragos ao chegar às praias do Japão, a milhares de quilômetros de distância. As ondas, de apenas dez centímetros, atingiram as ilhas ao Sul de Tóquio e o litoral Norte da ilha de Honshu, uma das principais do arquipélago japonês.
A agência meteorológica local havia emitido um alerta de tsunami prevendo que ondas de até 50 centímetros chegariam às praias do Japão. O alerta foi suspenso seis horas depois de emitido.

Vítimas fatais de terremoto na Indonésia podem passar de mil, afirma governo

O número de vítimas atingidas por um terremoto de magnitude 7,6 na escala Richter que sacudiu a ilha indonésia de Sumatra ontem pode passar de mil, afirmou um alto funcionário do Ministério da Saúde. Até agora, há pelo menos 75 mortes confirmadas pelas autoridades. Mas o governo acredita que esse número se elevará bastante.
“Talvez mais de mil (mortos), porque há mais prédios e casas danificados”, avaliou o chefe do setor de gerenciamento de crises do Ministério da Saúde, Rustam Pakaya.
Milhares de pessoas estão presas sob os escombros, segundo funcionários locais. Geólogos dos EUA emitiram um alerta de tsunami para partes da Ásia, posteriormente retirado.
O terremoto aconteceu no mar às 7h16min (horário de Brasília), 78 quilômetros a Sudoeste da cidade de Padang, na província Oeste Sumatra, segundo a agência da Indonésia encarregada do tema. De acordo com o Centro de Alerta de Tsunami no Pacífico dos EUA, o terremoto teve magnitude 7,7. Não estava imediatamente claro o motivo para a discrepância na avaliação da magnitude pela agência da Indonésia e pelo centro norte-americano.

Ketsana já matou mais de 300 pessoas

O número de mortos pela passagem do tufão Ketsana chegou a 323 ontem, somando as vítimas do Camboja, do Vietnã e das Filipinas. O tufão segue agora para o Laos, onde as autoridades esperam que ele chegue com menor intensidade. Meteorologistas preveem que uma nova tormenta atinja as Filipinas hoje.
Pelo menos 170 mil vietnamitas foram obrigados a abandonar suas casas. O Ketsana derrubou árvores, destelhou e inundou casas e deixou vilarejos sem eletricidade e telefone. A companhia estatal Vietnam Airlines suspendeu os voos.
Nas Filipinas, que também sofreu grandes danos, mais de dois milhões de pessoas foram afetadas. O policiamento foi reforçado para impedir que a população tentasse saquear lojas e supermercados. O Ketsana provocou a pior enchente do país nos últimos 40 anos e deixou cidades inteiras submersas.
No Camboja, pelo menos 11 pessoas morreram e outras 29 ficaram feridas na terça-feira. “Estamos acostumados com tempestades que derrubam uma ou duas casas. Mas eu nunca vi uma tormenta tão forte”, disse Nam Tum, governador da província de Kampong Thom.
Conteúdo Publicitário
Leia também
Comentários CORRIGIR TEXTO