Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 03 de Outubro de 2025 às 17:48

Porto Alegre terá paradas de ônibus com monitoramento ao vivo

Eletromidia já possui a concessão de mais de 900 paradas de ônibus na capital gaúcha

Eletromidia já possui a concessão de mais de 900 paradas de ônibus na capital gaúcha

PATRÍCIA COMUNELLO/ESPECIAL/JC
Compartilhe:
Marco Charão
Para quem utiliza linhas de ônibus em horários noturnos e no início da manhã, a partir deste mês poderá se sentir mais seguro nas paradas de Porto Alegre. Trata-se do projeto Abrigo Amigo, uma parceria da Eletromidia e Claro, que utiliza tecnologia para acompanhar usuários nos pontos de ônibus, das 20h às 5h.
Para quem utiliza linhas de ônibus em horários noturnos e no início da manhã, a partir deste mês poderá se sentir mais seguro nas paradas de Porto Alegre. Trata-se do projeto Abrigo Amigo, uma parceria da EletromidiaClaro, que utiliza tecnologia para acompanhar usuários nos pontos de ônibus, das 20h às 5h.
O abrigo funciona via telas digitais com conexão a internet, câmeras noturnas, microfones e alto-falantes. Dentro desse período de acompanhamento, que será por parte da operadora garantir a chamada de vídeo em tempo real com as pessoas, qualquer cidadão que se sentir inseguro ou precisar de ajuda, poderá acionar o botão e ter contato com um atendente. A partir das informações passadas pelo usuário, poderão ser acionadas as forças de segurança ou o Samu, caso necessário.
O projeto prevê atender 50 abrigos em Porto Alegre, em locais que ainda estão passando por uma análise, baseada em critérios técnicos, estabelecidos em conjunto com a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).
Adão de Castro Júnior, secretário da pasta, diz que essa é uma realidade que já acontece em São Paulo, e se amplia para a capital gsúcha. “O Abrigo Amigo está dentro do conjunto de ações que temos com a Eletromidia, que já conta com mais de 900 abrigos de ônibus tradicionais instalados na Capital, sem nenhum custo para os cofres públicos. Eles são garantidos pela propaganda ao lado do ponto, exibido nos painéis com publicidade”.
Dentro da concessão para a Eletromidia, de 942 abrigos instalados desde 2022, 41 contam com painéis de mensagem variável, que informam as linhas e o tempo de chegada até o ponto de ônibus.

Notícias relacionadas