Porto Alegre, qua, 08/10/25

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 08 de Agosto de 2025 às 08:13

Três linhas de ônibus serão desativadas em Porto Alegre

Elas são consideradas de baixa procura ou sobreposição de itinerários

Elas são consideradas de baixa procura ou sobreposição de itinerários

TÂNIA MEINERZ/JC
Compartilhe:
JC
JC
A Secretaria de Mobilidade Urbana informa que fará novos ajustes na oferta do transporte público em Porto Alegre a partir desta sexta-feira (8). Serão desativadas três linhas com baixa procura ou sobreposição de itinerários: a C1, a C5 e a A18.
A Secretaria de Mobilidade Urbana informa que fará novos ajustes na oferta do transporte público em Porto Alegre a partir desta sexta-feira (8). Serão desativadas três linhas com baixa procura ou sobreposição de itinerários: a C1, a C5 e a A18.
"Apesar dos significativos investimentos realizados desde 2022 para oferecer um transporte público mais qualificado e confortável, neste ano a demanda de passageiros não acompanhou a projeção, na mesma proporção, do aumento da oferta de viagens, especialmente nos horários de menor movimento. Esse descompasso compromete a eficiência da operação e torna necessário os ajustes para a continuidade dos avanços", destaca o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, por meio de nota divulgada no site da prefeitura.
Conforme a prefeitura, a linha C1 – Circular Centro transporta, em média nos dias úteis, 11 passageiros por viagem, em 19 partidas diárias. Aos sábados, a média é de três passageiros por viagem, em 19 partidas diárias.
Já a C5 – Circular 4º Distrito/Moinhos de Vento carrega, em dias úteis, três passageiros por viagem, com média de quatro passageiros aos sábados e dois aos domingos, operando com quatro horários diários. Aproximadamente 50% das viagens aos domingos transportam zero passageiros.
A linha A18 – Alimentadora Chácara do Banco/Noite, que possui itinerário semelhante ao da linha A11, transporta, na média mensal, menos de um passageiro por viagem. Assim como a C5, aproximadamente 50% das viagens transportam zero passageiros.

Notícias relacionadas

Comentários

0 comentários