Nada de o frio ir embora do Rio Grande do Sul. Pelo menos por enquanto. A previsão do tempo para os próximos dias indica que o Estado contará com frio e formação de geada. Por conta de uma circulação de baixa pressão na costa do Estado, a sexta-feira (18) amanheceu com pancadas de chuva na maioria das regiões.
Conforme Boletim Agrometeorológico da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), em parceria com a Emater/RS-Ascar e o Irga, no sábado (19) e no domingo (20), o ingresso de uma massa de ar seco e frio vai garantir o tempo firme e provocará o declínio das temperaturas, com mínimas inferiores a 5°C e formação de geadas ao amanhecer em diversas regiões gaúchas.
• LEIA TAMBÉM: CNA avalia que licenciamento ambiental moderniza e desburocratiza o País
Mesmo com a previsão de frio e geada, os especialistas afirmam que não há risco para o setor agrícola, conforme a meteorologista Estael Sias, da MetSul.
"Não acredito em nada muito preocupante em termos de risco. Porque, principalmente na parte mais Leste, ali em direção à Serra, por exemplo, a gente ainda vai ter bastante umidade que vai inibir um pouco a geada. Na virada do mês, pelos dias 28 a 30 de julho, é que pode chegar uma massa de ar polar mais intensa com um impacto no setor agrícola. A desse final de semana, acredito que não seja de maior de maior risco, aí, pelo que estou vendo nos dados atualizados hoje."
Previsão em Porto Alegre
Apesar das baixas temperaturas, é esperado céu aberto na capital gaúcha nos próximos dias segundo a MetSul. No sábado (19), a previsão é de tempo aberto e pouco vento, com mínima de 9 °C e máxima de 18°C. No domingo, a expectativa é de tempo parecido, com mínima de 10 °C e máxima de 19°C.
O tempo deve permanecer estável entre segunda e quarta, com céu aberto e temperaturas similares ao final de semana. As chuvas, porém, devem voltar a aparecer na próxima quinta-feira (24), quando deve chover 0.9mm.