Uma fiscalização da Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) constatou irregularidades em uma loja de chocolates no Barra Shopping Sul, na Zona Sul da Capital, em vistoria realizada na última passada e divulgada nesta quarta-feira (16). Durante a inspeção, os agentes encontraram chocolates com larvas vivas e pequenos insetos dentro das embalagens e no ambiente do estabelecimento, de acordo com informações da SMS. A pasta não divulgou o nome da loja, mas o Jornal do Comércio apurou que se trata de uma unidade da rede Cacau Show, empresa tradicional no ramo.
• LEIA TAMBÉM: Recorde de hospitalizações e óbitos por gripe no Rio Grande do Sul reforça urgência da vacinação
Segundo o gerente da loja, os produtos (ovos quebrados com larvas e insetos) seriam destinados ao preparo de fondue. O estabelecimento foi notificado e autuado pelas infrações sanitárias identificadas. De acordo com a Vigilância em Saúde, as falhas no controle de armazenamento, limpeza e verificação da validade dos produtos podem comprometer gravemente a segurança do alimento.
“O consumo de alimentos contaminados pode causar doenças e representa riscos especiais para crianças, idosos e pessoas com sistema imunológico comprometido, destacou a chefe da Equipe de Vigilância de Alimentos, Sílvia Lentz, em nota.
Denúncias sobre irregularidades em estabelecimentos de alimentos podem ser feitas anonimamente pelo 156.
Confira o que diz a Cacau Show
A empresa informa que todos os seus produtos passam por rigorosos controles de qualidade e procedimentos sanitários antes da distribuição. O produto identificado encontrava-se estocado, dentro do prazo de validade e não estava sendo manuseado para consumo. Sempre que alguma desconformidade é identificada, o item é imediatamente descartado, impedindo qualquer risco de comercialização ou consumo. A empresa segue colaborando integralmente com as autoridades e fornecendo todas as informações necessárias para esclarecer o ocorrido.
Em publicação realizada no perfil da SMS no Instagram, é possível ver em imagens e em vídeo a presença das larvas e dos insetos nos produtos da loja.
Ver essa foto no Instagram