O uso de uniformes na rede estadual de educação é novidade este ano tanto para os estudantes e escolas quanto para o governo estadual. O Kit de Uniformes é dividido em duas entregas: um com peças de verão, e outro com peças de inverno. A entrega da primeira remessa dos kits tinha sido prometida pela Secretaria de Educação do RS para o final de março, mas, um mês depois, muitas escolas ainda não receberam os itens, e a confusão na comunicação com as instituições de ensino e a comunidade escolar continua a ser relatada.
De acordo com a Secretaria de Educação, em entrevista ao Jornal do Comércio, ocorreram problemas de logística relacionados as empresas responsáveis pela fabricação das peças. A primeira remessa começou a ser distribuída desde a volta às aulas, em fevereiro.
Segundo Jane Matos, diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Doutor Martins Costa Júnior, na Zona Leste da Capital, o colégio recebeu a primeira parte do Kit apenas na última semana de abril, na quarta-feira (30). Para a diretora, a comunicação com a secretaria é de poucas certezas, entre prazos e orientações para o uso do uniforme. "Está sendo complicado, bem difícil. É tudo pelo WhatsApp, e quando não pelo WhatsApp, por e-mail, nada mais é presencial. Tem coisas que precisamos conversar olhando no olho."
Contatada pela reportagem, a pasta afirma que está atuando para dar suporte e orientação às escolas da região. A secretaria disponibilizou tutoriais e um manual dentro do portal Escola RS, que pode ser acessado no site.
"A Seduc realiza acompanhamento diário com as empresas fornecedoras para a concretização de todas as entregas dentro do menor prazo logístico possível. Como esse é o primeiro fornecimento de uniformes para todos os alunos da Rede Estadual, podem ocorrer ajustes logísticos de entrega dos fornecedores", afirmou em nota.