O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) AD IV, que funcionava na avenida Farrapos em Porto Alegre e foi atingido pela enchente, será transferido para a avenida João Pessoa, nº 1.318. No ponto, antigamente ocupado pelo Banrisul, haverá acompanhamento de pessoas com problemas de saúde mental graves e persistentes.
Entre eles, esquizofrenia, transtorno esquizoafetivo, transtorno bipolar, autismo e uso de drogas, com atendimento feito por equipe multiprofissional. Os CAPS AD têm acolhimento sem agendamento para qualquer pessoa com problemas com uso de álcool e outras drogas.
Serviço deve abrir até o fim do mês na via
Mauro Belo Schneider/Especial/JC
O novo CAPS, que fica na esquina entre a João Pessoa e a Lobo da Costa, faz avaliação inicial de cada pessoa e definição do tipo de tratamento indicado. Além disso, realiza acompanhamento em consulta individual, atendimento em grupo, oficinas terapêuticas e atividades de reinserção social.
Entre os serviços, ainda é realizada indicação de internação hospitalar, quando necessário, e encaminhamento para atenção primária em saúde.
A equipe estava temporariamente atendendo no Santa Marta, no Centro Histórico, esperando um novo local. Não há data de abertura, mas deve ser até o fim de fevereiro.