Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 05 de Fevereiro de 2025 às 14:25

Rio Grande do Sul deve ter calor intenso até a próxima semana

Termômetros registraram 34,5°C nesta quarta-feira em Porto Alegre

Termômetros registraram 34,5°C nesta quarta-feira em Porto Alegre

EVANDRO OLIVEIRA/JC
Compartilhe:
Thiago Müller
Thiago Müller Repórter
Mesmo com previsão de chuva para esta quinta-feira (6), o calor seguirá intenso nos próximos dias no Rio Grande do Sul. Já a quarta-feira foi de temperaturas um pouco mais baixas na comparação com o dia anterior, quando Quaraí, na fronteira Oeste, registrou 43,8°C, a maior temperatura desde 1910. Os termômetros no município atingiram os 41,8°C ao longo do dia.A máxima em Porto Alegre também foi menor. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Jardim Botânico, registrou 34,5°C. Já na terça, a marca foi de 37°C. Atrás de Quaraí, as maiores máximas registradas nesta quarta foram respectivamente em Santiago (40,1°C), Uruguaiana (39,9°C), Alegrete (39,4°C), São Vicente do Sul (39,2°C) e Dom Pedrito (38,4°C).
Mesmo com previsão de chuva para esta quinta-feira (6), o calor seguirá intenso nos próximos dias no Rio Grande do Sul. Já a quarta-feira foi de temperaturas um pouco mais baixas na comparação com o dia anterior, quando Quaraí, na fronteira Oeste, registrou 43,8°C, a maior temperatura desde 1910. Os termômetros no município atingiram os 41,8°C ao longo do dia.

A máxima em Porto Alegre também foi menor. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Jardim Botânico, registrou 34,5°C. Já na terça, a marca foi de 37°C. Atrás de Quaraí, as maiores máximas registradas nesta quarta foram respectivamente em Santiago (40,1°C), Uruguaiana (39,9°C), Alegrete (39,4°C), São Vicente do Sul (39,2°C) e Dom Pedrito (38,4°C).
De acordo com a meteorologista Estael Sias, da MetSul Meteorologia, até que haja alívio, apesar de uma pequena diminuição nos próximos dias, irá fazer ainda muito calor, com um repique na próxima semana. Após mais uma tarde escaldante nesta quarta, há possibilidade de chuva na quinta-feira e sexta-feira. "O termômetro diminui um pouco a temperatura, mas ainda vai estar muito quente. E entre domingo e terça-feira vai haver um repique do calor. Durante a segunda e terça-feira podemos ter novos recordes de temperatura, inclusive na Grande Porto Alegre", explica.
A partir da quarta-feira (12) deve passar uma frente fria pelo território gaúcho. "Devemos ter temperatura bem amena e agradável em todo o RS. No dia 12 refresca mais a Metade Sul e o Oeste e no dia 13 de forma mais generalizada", complementa.
Segundo a MetSul, o calor muito intenso deve ainda formar nuvens carregadas isoladas com chuva esparsa da tarde para a noite desta quarta-feira (5), e instabilidade em alguns pontos do interior. Há possibilidades de temporais muito localizados de vento e granizo.
Alguns dados analisados pela MetSul indicam instabilidade maior entre o extremo Sul e a Campanha entre o fim do dia e o começo de quinta-feira. O aviso indica sobretudo no Chuí e Santa Vitória, com possibilidade de chuva localmente intensa.
O Inmet publicou também, nesta quarta-feira, um aviso de grande perigo referente a onda de calor. Conforme adverte o órgão federal, há risco há saúde por temperatura 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias. A onda de calor abrange o oeste, noroeste e nordeste, centro, sudeste e Região Metropolitana do RS, além do oeste catarinense. A advertência dura até segunda-feira (10).

Notícias relacionadas