Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 03 de Fevereiro de 2025 às 15:21

Hospital Santa Ana reabre 33 leitos de retaguarda em Porto Alegre

Os leitos integram um total de 82 reabertos na instituição em 2025

Os leitos integram um total de 82 reabertos na instituição em 2025

LUIZA PRADO/JC
Compartilhe:
Agências
O Hospital Santa Ana, em um convênio da Associação Educadora São Carlos (AESC), com a prefeitura de Porto Alegre, reabre mais 33 leitos de cuidados clínicos nesta terça-feira (4). Os leitos integram um total de 82 reabertos na instituição em 2025. Também estão na lista outros 21 leitos clínicos reabertos em 6 de janeiro e 28 de saúde mental, em 16 de janeiro. Com a retomada da operação completa de seus 191 leitos, a expectativa é de que seja aliviada a pressão sobre o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em outros hospitais da Capital. Na terça-feira, a instituição recebe, para visita técnica, diretores dos principais hospitais SUS de Porto Alegre. “O Santa Ana como um hospital de retaguarda, ao oferecer leitos clínicos tem a função estratégica de ampliar o giro de leitos do SUS nos hospitais de alta complexidade. Além disso, o retorno de leitos de saúde mental, para desintoxicação, desafoga também os Pronto Atendimentos de Saúde Mental”, ressalta a diretora do Hospital Santa Ana, Arlete Fante. Para organização do fluxo e da assistência hospitalar, os leitos do Hospital Santa Ana são regulados pelo Gerenciamento de Internações Hospitalares (Gerint), da Secretaria Municipal de Saúde, que encaminha pacientes oriundos de hospitais como Clínicas e Nossa Senhora da Conceição.
O Hospital Santa Ana, em um convênio da Associação Educadora São Carlos (AESC), com a prefeitura de Porto Alegre, reabre mais 33 leitos de cuidados clínicos nesta terça-feira (4). Os leitos integram um total de 82 reabertos na instituição em 2025. Também estão na lista outros 21 leitos clínicos reabertos em 6 de janeiro e 28 de saúde mental, em 16 de janeiro.

Com a retomada da operação completa de seus 191 leitos, a expectativa é de que seja aliviada a pressão sobre o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em outros hospitais da Capital. Na terça-feira, a instituição recebe, para visita técnica, diretores dos principais hospitais SUS de Porto Alegre.

“O Santa Ana como um hospital de retaguarda, ao oferecer leitos clínicos tem a função estratégica de ampliar o giro de leitos do SUS nos hospitais de alta complexidade. Além disso, o retorno de leitos de saúde mental, para desintoxicação, desafoga também os Pronto Atendimentos de Saúde Mental”, ressalta a diretora do Hospital Santa Ana, Arlete Fante.

Para organização do fluxo e da assistência hospitalar, os leitos do Hospital Santa Ana são regulados pelo Gerenciamento de Internações Hospitalares (Gerint), da Secretaria Municipal de Saúde, que encaminha pacientes oriundos de hospitais como Clínicas e Nossa Senhora da Conceição.

Notícias relacionadas