Porto Alegre,

Anuncie no JC
Assine agora

Publicada em 30 de Novembro de 2024 às 12:38

Domingo tem ação de testagem pelo Dia Mundial de Combate à Aids em Porto Alegre

Testes para infecções sexualmente transmissíveis estão disponíveis também nas 134 unidades de saúde da cidade

Testes para infecções sexualmente transmissíveis estão disponíveis também nas 134 unidades de saúde da cidade

Cristine Rochol/AFP/JC
Compartilhe:
JC
JC
Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C estarão disponíveis neste domingo (1º) para marcar o Dia Mundial de Combate à Aids e a abertura do Dezembro Vermelho, mês alusivo de conscientização sobre o HIV/Aids. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ação ocorre das 15h às 18h, na Travessa Passarinho, ao lado da Casa de Cultura Mario Quintana, que foi revitalizada e entregue no último fim de semana.Até as 20h, haverá orientações de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, entrega de materiais informativos, preservativos, gel lubrificante e autotestes de HIV.Segunda-feira  (2)e no dia 9, ações semelhantes serão realizadas na Praça da Alfândega, das 10h às 15h. Nesta segunda, 2, o SAE Santa Marta, junto com usuários que frequentam os grupos de autocuidado, faz atividades para sensibilizar a população sobre prevenção e tratamento do HIV. O principal objetivo das ações é trazer a informação sobre qualidade de vida de pessoas que convivem com o vírus, diminuindo o preconceito.Na terça-feira (3) ocorrerá a reunião de encerramento anual do Comitê de Mortalidade por Aids e atualização do cenário epidemiológico, no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde.Já na quarta-feira (4), a programação do Dezembro Vermelho inclui o primeiro simpósio organizado pela Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde (Remaps) e a Coordenação de Atenção à Tuberculose, IST, HIV/Aids e Hepatites Virais (Caist). Em debate, os caminhos para a eliminação da Aids até 2030. Serão duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, no Foro Trabalhista de Porto Alegre (avenida Praia de Belas, 1432, prédio 3, 2° andar). O público-alvo são profissionais que atuam nas unidades de saúde, residentes da saúde e acadêmicos do PET-Equidades. Inscrições no link.Dia 17, no auditório do CS IAPI (rua Três de Abril, 90), pela manhã e à tarde, ocorre capacitação sobre prevenção combinada ao HIV/Aids e aconselhamento em ISTs, profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP) para a rede de profissionais das unidades de saúde, incluindo técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.Além do uso de preservativos, as profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP) são medicamentos anti-HIV que podem ser usados para prevenir a infecção pelo vírus. A principal diferença entre as duas é que a PrEP é tomada antes da exposição ao HIV, enquanto a PEP é usada após uma situação de risco, até no máximo 72 horas. Desde 2022, a PrEP  está acessível à população em geral a partir de 15 anos nas unidades de saúde da Capital.Testes para infecções sexualmente transmissíveis estão disponíveis também nas 134 unidades de saúde da cidade  e no Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, Centro Histórico).
Testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C estarão disponíveis neste domingo (1º) para marcar o Dia Mundial de Combate à Aids e a abertura do Dezembro Vermelho, mês alusivo de conscientização sobre o HIV/Aids. Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a ação ocorre das 15h às 18h, na Travessa Passarinho, ao lado da Casa de Cultura Mario Quintana, que foi revitalizada e entregue no último fim de semana.

Até as 20h, haverá orientações de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis, entrega de materiais informativos, preservativos, gel lubrificante e autotestes de HIV.

Segunda-feira  (2)e no dia 9, ações semelhantes serão realizadas na Praça da Alfândega, das 10h às 15h. Nesta segunda, 2, o SAE Santa Marta, junto com usuários que frequentam os grupos de autocuidado, faz atividades para sensibilizar a população sobre prevenção e tratamento do HIV. O principal objetivo das ações é trazer a informação sobre qualidade de vida de pessoas que convivem com o vírus, diminuindo o preconceito.

Na terça-feira (3) ocorrerá a reunião de encerramento anual do Comitê de Mortalidade por Aids e atualização do cenário epidemiológico, no auditório da Diretoria de Vigilância em Saúde.

Já na quarta-feira (4), a programação do Dezembro Vermelho inclui o primeiro simpósio organizado pela Residência Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde (Remaps) e a Coordenação de Atenção à Tuberculose, IST, HIV/Aids e Hepatites Virais (Caist). Em debate, os caminhos para a eliminação da Aids até 2030. Serão duas turmas, uma pela manhã e outra à tarde, no Foro Trabalhista de Porto Alegre (avenida Praia de Belas, 1432, prédio 3, 2° andar). O público-alvo são profissionais que atuam nas unidades de saúde, residentes da saúde e acadêmicos do PET-Equidades. Inscrições no link.

Dia 17, no auditório do CS IAPI (rua Três de Abril, 90), pela manhã e à tarde, ocorre capacitação sobre prevenção combinada ao HIV/Aids e aconselhamento em ISTs, profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP) para a rede de profissionais das unidades de saúde, incluindo técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

Além do uso de preservativos, as profilaxias pré e pós-exposição ao HIV (PrEP e PEP) são medicamentos anti-HIV que podem ser usados para prevenir a infecção pelo vírus. A principal diferença entre as duas é que a PrEP é tomada antes da exposição ao HIV, enquanto a PEP é usada após uma situação de risco, até no máximo 72 horas. Desde 2022, a PrEP  está acessível à população em geral a partir de 15 anos nas unidades de saúde da Capital.

Testes para infecções sexualmente transmissíveis estão disponíveis também nas 134 unidades de saúde da cidade  e no Serviço de Atendimento Especializado Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, Centro Histórico).

Notícias relacionadas