Nem o templo nublado e alguns pingos de chuva impediram o público de acompanhar o desfile do 7 de setembro na capital gaúcha realizado neste sábado, a partir das 10h, na Avenida Edvaldo Pereira Paiva, entre a região do estádio Beira-Rio e o cruzamento com a Avenida Ipiranga. De acordo com informações do Comando Militar do Sul, em torno de cinco mil pessoas, entre civis e militares, estavam previstas para desfilar em homenagem aos 202 anos da Independência do Brasil
Antes do começo do evento, houve uma salva de 17 tiros de canhão na área do Parque Marinha do Brasil. Como logo depois ocorreram alguns trovões, muitos espectadores ficaram na dúvida se ainda era o armamento fazendo barulho ou o clima. Um participante da cerimônia chegou a brincar: “é a bateria inimiga nesse momento”.
Mesmo com o tempo instável, milhares de pessoas foram acompanhar a festividade. No caso de João Alfredo Rodrigues (35), por motivos comerciais. “Para vender bandeiras do Rio Grande do Sul”, destaca. A aposta do vendedor está no sentimento de reconstrução dos gaúchos pós-enchentes.

Já o radialista João Alfredo Alcântara (64) teve a tradição familiar como um fator que o encorajou a ir na orla na manhã de sábado. “Porque desde pequeno meu pai sempre me trouxe, ele era militar e meu filho também foi militar”, recorda. A enfermeira aposentada Moema Almeida (69) também teve motivos de parentesco para acompanhar a cerimônia do 7 de setembro já que seu filho, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), e neto estavam participando do desfile. “É uma oportunidade única”, resume ela.
Assim como a PRF, foram responsáveis pela organização do evento a 6ª Divisão de Exército, Brigada Militar, Polícia Civil, Instituto Geral de Perícias, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros Militar, Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Guarda Municipal e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Além de cavalarianos e blindados, passaram pela avenida Edvaldo Pereira Paiva veteranos das Forças Armadas e representantes de entidades civis, coordenados pela Liga de Defesa Nacional, alunos do Colégio Militar de Porto Alegre, do Colégio Tiradentes e a banda de música do Colégio Júlio de Castilhos. Foram homenageados ainda militares que prestaram auxílio à população gaúcha durante a recente catástrofe climática.
A bandeira brasileira foi hasteada, para iniciar as comemorações à Pátria, pelo vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza. O governador Eduardo Leite acompanhou as festividades do 7 de setembro em Brasília, acompanhando o desfile na Esplanada dos Ministérios, que teve a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.