Com a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) da Érico Veríssimo religada na noite de sexta (10), as cheias nos bairros Cidade Baixa e Menino Deus deram um passo para trás na manha deste sábado. No entanto, a previsão de fortes chuvas para o fim de semana preocupa moradores e comerciantes. Alguns aproveitaram a trégua no mau tempo nas primeiras horas de claridade para retirar o que fosse possível de dentro das casas e estabelecimentos.
Na avenida Getúlio Vargas, próximo a esquina com a Ipiranga, o cenário foi esse. Com a água batendo no joelho, três pessoas fizeram o resgate de medicamentos em uma farmácia, enquanto outros residentes entravam bairro adentro com um bote. A ideia era marcar o nível da água nos prédios atingidos. No entanto, ainda que o cenário seja positivo em relação aos últimos dias, o Menino Deus segue intransitável.
- LEIA MAIS: Confira o nível do Guaíba neste sábado
Na Cidade Baixa, cujo o efeito do funcionamento da casa de bombas da Érico Veríssimo foi mais significativo, a manhã foi de limpeza na rua da República. Edifícios e comércios tiveram sua fachadas liberadas e equipes tomaram conta das ruas para limpar o espaço. A situação mais delicada está nos estacionamentos subterrâneos, que foram completamente tomados pela enchente.