Após completar 100 anos em 2023, o Centro Universitário Metodista – IPA está encerrando as atividades de Ensino Superior.
A instituição enfrenta uma grave crise financeira que resultou em recuperação judicial no ano de 2021. O endividamento é de R$ 576 milhões, com 11.120 credores. Em março do ano passado, um dos terrenos e o prédio foram leiloados e arrematados pela construtora Cyrela Goldsztein.
Em um comunicado oficial do Centro Universitário Metodista, realizado em agosto de 2023, a reitoria do IPA, conduzida pela reitora Vera Marques Maciel, escreveu que existia a busca por soluções para minimizar os déficits das unidades, após ter recebido a aprovação de seu plano de recuperação judicial. Na época, tomou-se a decisão da supressão de turmas deficitárias dos cursos de graduação.
Após a decisão do encerramento das atividades, a reitoria confirma que os acadêmicos que estão nos semestres finais dos cursos finalizarão a graduação na instituição. Um andar foi alugado para a Ulbra, que instalará o curso de Medicina no local.