A chegada de 2024 em Porto Alegre foi marcada por muita animação, música e fogos de artifício na Orla do Guaíba. A GAM3 Parks, empresa concessionária do trecho 1, divulgou que 150 mil pessoas - na maioria, vestidas de branco, com taças de espumante e lanches - comemoraram a chegada do novo ano.
A chegada de 2024 em Porto Alegre foi marcada por muita animação, música e fogos de artifício na Orla do Guaíba. A GAM3 Parks, empresa concessionária do trecho 1, divulgou que 150 mil pessoas - na maioria, vestidas de branco, com taças de espumante e lanches - comemoraram a chegada do novo ano.
De duas balsas colocadas dentro do Guaíba, foram lançados fogos de artifício durante oito minutos. Desde cedo, muita gente tomou conta do espaço da Orla. As famílias trouxeram mesas e cadeiras para curtir com tranquilidade a virada num dos cartões-postais da cidade.
Fotógrafos e cinegrafistas tiveram uma visão privilegiada, no Mirante Olhos Atentos, da presença do público que tomou conta de cada canto da Orla do Guaíba, projetada pelo arquiteto Jaime Lerner. O pontapé inicial da festa de despedida de 2023 foi dado pelo Grupo Alma Gaudéria, que subiu no palco montado ao lado da Usina do Gasômetro.
A Estado Maior da Restinga, campeã do Carnaval 2023 de Porto Alegre, colocou o público para dançar com grandes clássicos do samba. O grupo de Rap Da Guedes, comemorando 30 anos de carreira, embalou as pessoas que aguardavam a chegada de 2024. Na sequência, a banda de rock Reação em Cadeia fez a sua apresentação.
No intervalo dos shows, os Djs Viny e Carol Teodoro animaram o público com som mecânico. O grupo de samba Fundo de Quintal e a banda de pagode Di Propósito fecharam a noite com muita gente dançando e celebrando a entrada do novo ano.
Ao longo do trecho 1 da Orla do Guaíba, diversas famílias de Porto Alegre e de cidades da Região Metropolitana - Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Novo Hamburgo, Gravataí e Cachoeirinha - ocuparam o espaço para festejar 2024.
O casal Jaqueline Oliveira (Novo Hamburgo) e Júlio César Alves (Sapucaia do Sul) trouxe o cachorro Teddy, pediu um ano mais tranquilo, "sem fome, sem catástrofes naturais e que as pessoas possam estudar, trabalhar e adquirir casa própria". Jaqueline disse que em 2024 deseja construir uma família ao lado de Júlio César.
Moradora de Canoas, dona Zula Ferreira, 76 anos, estava acompanhada dos filhos Paulo e Vanessa e da nora Tina. Ela participou pela primeira vez da festa da virada na Orla do Guaíba. "Desejo a todas as pessoas um mundo com paz, saúde e sem guerras", destacou. Já o casal Rosane e Paulo Oliveira, estava na companhia dos amigos Taís e Chris. Eles desejaram muita saúde a todos os brasileiros. As ruas e avenidas do Centro Histórico de Porto Alegre foram interditadas, o que proporcionou que as pessoas pudessem circular e curtir a noite mais à vontade. Na Praça Júlio Mesquita, um dos pontos mais movimentados da região, muitas pessoas aproveitaram para realizar o churrasco da virada.
O secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Henry Ventura, informou que os preparativos para o réveillon começaram em março de 2023, com objetivo de proporcionar uma grande comemoração aos porto-alegrenses. Depois de 15 anos, Porto Alegre recebeu atrações musicais nacionais. "Foi uma linda festa de boas-vindas ao Ano Novo", acrescentou. Segundo Ventura, a prefeitura de Porto Alegre investiu mais de R$ 2 milhões para a festa da virada. "Queremos para os próximos anos ampliar a rede de atrações ao público", destacou. Conforme o secretário, a ideia é trabalhar Porto Alegre para ser uma referência da cultura no Mercosul, ou seja, trazendo mais turistas para movimentar a economia da cidade. "Queremos que o resto do Brasil e os países do Mercosul vejam o que Porto Alegre tem de bom e o que ela pode apresentar para o Mundo", explicou.
Após a festa de réveillon na Orla do Guaíba, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) realizou uma operação especial de limpeza para o recolhimento de resíduos. Foram retiradas cerca de 25 toneladas de materiais da área. Na manhã desta segunda-feira, (1º), as equipes concluíram os serviços de coleta, varrição e lavagem nos locais de entorno do evento, como as avenidas presidente João Goulart e Edvaldo Pereira Paiva, além dos trechos 2 e 3 da Orla. A limpeza contou com aproximadamente 100 garis do DMLU, além dos profissionais escalados pela GAM 3, responsável pela manutenção do trecho 1 da Orla do Guaíba.