Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 29 de Novembro de 2023 às 12:53

No ano que completa nove décadas, Jornal do Comércio lança novo site

Novo site do JC pode ser acessado em diversas plataformas

Novo site do JC pode ser acessado em diversas plataformas

Arte/JC
Compartilhe:
JC
JC
O Jornal do Comércio lançou, neste mês de novembro, seu novo site. O investimento do JC na versão digital integra as celebrações de 90 anos do veículo.
O Jornal do Comércio lançou, neste mês de novembro, seu novo site. O investimento do JC na versão digital integra as celebrações de 90 anos do veículo.
Agora, o site está mais dinâmico, com uma capa que abriga maior diversidade de assuntos. Editorias de Economia, Política, Esportes, Cultura, Geral e GeraçãoE têm espaços fixos na capa, ampliando a exibição dos conteúdos produzidos pelo JC.
Mais visual, o portal dá destaque às imagens. Além disso, valoriza a autoria dos conteúdos exclusivos, com fotos e informações sobre os repórteres, editores e colunistas.
O lançamento acompanha a fase atual do jornal. Giovanni Jarros Tumelero, recém anunciado como novo presidente do JC, está otimista com os impactos do projeto na sociedade gaúcha. “A tecnologia está em evolução constante e tem ajudado a impulsionar nossos conteúdos e alcançar ainda mais leitores, como nunca antes na história do Jornalismo tradicional. Portanto, apostamos nesse movimento tecnológico para entregar conteúdos especializados para leitores que procuram exclusividade. Nosso trabalho é baseado na geração de valor ao assinante e ao anunciante, pois as informações apuradas por uma equipe preparada auxiliam profissionais a tomarem as melhores decisões e, consequentemente, a mover a economia do Estado”, ressalta Giovanni. 
“Assim como fizeram meus bisavós e meus pais, quero continuar apostando em inovação, pois é isso que garante a relevância conquistada pelo JC entre as lideranças gaúchas”, avalia. 
Nesta fase de migração, os leitores encontram um espaço para deixar suas percepções sobre a novidade. “Escutar os nossos leitores é um passo fundamental, pois entendê-los melhor nos leva a caminhos e soluções incríveis”, avalia a diretora de projetos do JC, Stefania Jarros Tumelero. “Toda inovação promovida pelo Jornal do Comércio tem como objetivo melhorar a forma de entrega da nossa produção de conteúdo sério e de credibilidade”, complementa ela.
A versão impressa tem espaço de destaque, já que os leitores valorizam a curadoria realizada na edição. É possível ler os conteúdos exatamente como são apresentados no papel através de tablet, celular ou computador.
TÂNIA MEINERZ/JC
Há opção de ativação do modo noturno também. Foto: Tânia Meinerz/JC
O editor-executivo do JC, responsável pela edição do site, Mauro Belo Schneider, conta que o layout é fruto de consultorias realizadas com profissionais do Google e da Meta ao longo do ano. “Tivemos muitas discussões que abriram nossa mente sobre o comportamento dos leitores no ambiente digital. Desenvolvemos um produto onde será fácil encontrar as informações mais relevantes do Rio Grande do Sul, do mundo e do Brasil”, detalha.
“Ao valorizarmos a apresentação dos conteúdos, valorizamos o Jornalismo como um todo, uma ferramenta que protege a democracia”, acrescenta Mauro.
O site do JC, agora, permite leitura em modo noturno, personalização de notícias, com a ferramenta Minha Capa, além de diversos outros recursos. É possível se cadastrar na newsletter para ficar por dentro de tudo. A página continua no mesmo endereço: www.jornaldocomercio.com.

Quem desenvolveu o portal

Eduardo Lena, da agência Garupa Design, Stefania Tumelero, Rafael Ferreira, agência Garupa Design e Eduardo Franzen

Eduardo Lena, da agência Garupa Design, Stefania Tumelero, Rafael Ferreira, agência Garupa Design e Eduardo Franzen

Tânia Meinerz/JC
 O trabalho foi desenvolvido em parceria com a Garupa Design, empresa com 11 anos de atuação e especialista em realizar projetos de transformação digital. "O Jornal do Comércio, por ter muita tradição e por estar completando 90 anos, tem o seu público bem específico e muito fiel. O desafio com o novo site do JC é começar a conquistar novos leitores neste novo formato. Temos um público a ser descoberto pela marca", avalia o CEO da Garupa Design, Rafael Ferreira.
Já Eduardo Lena, fundador da Garupa Design, conta como foi o processo: "Estávamos muito orientados a entender a relevância do jornal, e isso nos pautou".
Foram realizados diversos encontros com a equipe e as lideranças do JC. "Queríamos entender qual o limite dessa inovação e quanto o novo site teria que refletir isso", destaca Lena. Conforme o designer, o jornal está com diversas ações fortes.
Para o fundador da Garupa, o Jornal do Comércio se posiciona como mais um catalisador da inovação ao iniciar a mudança com o novo site. A ideia, segundo Lena, é fazer com que os leitores tenham uma boa relação e usufruam dos conteúdos.
Ainda de acordo com Ferreira, o trabalho traduz a identidade do jornal para uma nova roupagem digital. "Aproveitamos não só a identidade visual, mas o que enxergamos de tendência de mercado para uma boa experiência do usuário", comenta.

Notícias relacionadas