Porto Alegre,

Anuncie no JC
Jornal do Comércio. O jornal da economia e negócios do RS. 90 anos.

Publicada em 23 de Novembro de 2023 às 08:19

Prédio cai em Gramado e fenda abre em rua da cidade

O prédio na Ladeira das Azaleias, em Gramado, desabou às 5h40min desta quinta-feira

O prédio na Ladeira das Azaleias, em Gramado, desabou às 5h40min desta quinta-feira

Bruno Stoltz/Prefeitura de Gramado/Divulgação/JC
Compartilhe:
Mauro Belo Schneider
Mauro Belo Schneider Editor
Um prédio localizado na Ladeira das Azaleias, nº 453, caiu por colapso estrutural e devido ao grande volume de chuvas em Gramado na manhã desta quinta-feira (23) por volta das 5h40min. O local estava isolado desde sábado (18) e não houve registro de vítimas. O prédio caiu dentro de seu próprio terreno e não atingiu o bairro Três Pinheiros.“Vale ressaltar que a instabilidade do solo segue, e o episódio do colapso é apenas uma das situações de risco. Portanto, o local onde estava o prédio e o bairro Três Pinheiros seguem isolados”, diz nota da assessoria de imprensa da prefeitura.
Um prédio localizado na Ladeira das Azaleias, nº 453, caiu por colapso estrutural e devido ao grande volume de chuvas em Gramado na manhã desta quinta-feira (23) por volta das 5h40min. O local estava isolado desde sábado (18) e não houve registro de vítimas. O prédio caiu dentro de seu próprio terreno e não atingiu o bairro Três Pinheiros.

“Vale ressaltar que a instabilidade do solo segue, e o episódio do colapso é apenas uma das situações de risco. Portanto, o local onde estava o prédio e o bairro Três Pinheiros seguem isolados”, diz nota da assessoria de imprensa da prefeitura.
Na tarde desta quarta-feira (22), a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, a adjunta Karen Núbia Oliveira, o secretário do Planejamento Urbano, Rafael Bazzan, o vice-prefeito Luia Barbacovi, e o geólogo e diretor do licenciamento ambiental do Município, Jackson Cohendt, receberam dois técnicos do Serviço Geológico do Brasil CPRM para avaliar rachaduras no solo e risco de queda de barreiras.
A equipe da CPRM foi a campo, acompanhada pelo secretário de Obras, Rafael Ronsoni, e o geólogo e diretor do licenciamento ambiental do Município, Jackson Cohendt, para produzir um relatório, chamado de Avaliação Pós-Desastre, que será entregue ao Poder Público indicando um direcionamento para tomada de decisão do Município. O principal local avaliado neste momento é o bairro Três Pinheiros, por ser considerado o ponto mais crítico atingido pelas fortes chuvas dos últimos dias.
A Prefeitura de Gramado também deverá solicitar ao Serviço Geológico do Brasil outros estudos, a serem realizados no ano que vem, para fazer uma avaliação das áreas de risco em todo o município, não só as atingidas neste evento climático.
Uma das preocupações em relação à insegurança ambiental se deve à chegada de turistas para o Natal Luz, cuja programação já iniciou. No ano passado o Sebrae encomendou uma pesquisa para a Vivo que apontou em torno de 2,4 milhões de pessoas. A previsão para este ano é chegar em tono de 2,5 milhões
Algumas fake news, inclusive, estão circulando pelo País sobre o episódio. “Houve queda de barrancos nas estradas, alguns pontos específicos com rachaduras no solo e desmoronamento em outros locais. Mas o que tem sido noticiado para todo Brasil é que Gramado está se partindo ao meio. Eu li isso em uma das notícias: Gramado está se partindo. Poxa! Não é isso não”, critica a moradora Telma Candiago. 
"Nosso sentimento é de tristeza pelo ocorrido e também pelas notícias falsas que estão circulando. Pessoas cancelando suas estadias na cidade e isso não é necessário. O Natal Luz está lindo como sempre, os restaurantes, os hotéis e pousadas estão prontos para receber os turistas", continua ela. 
 
 
 
 
 
 

Notícias relacionadas