Porto Alegre completou 42 dias sem roubo ou furto de fios e cabos de sinaleiras, informou a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O período vai de 9 de outubro a 20 de novembro, segundo a EPTC.
O jejum de uma dos crimes que mais geram transtornos no dia a dia da cidade é atribuído ao impacto de de iniciativas da Secretaria Municipal de Segurança (Smseg), diz a prefeitura, em nota. O trabalho para coibir os casos teve início em abril deste ano.
Entre as iniciativas, está a Operação Sinal Vermelho, força-tarefa que combate os furtos tanto em semáforos com em áreas públicas, por meio do patrulhamento preventivo. O perímetro percorrido pela Guarda Municipal foi definido com base em dados dos setores de inteligência municipal e estadual a partir do registro das ocorrências.
• LEIA TAMBÉM: Porto Alegre fecha outubro com o menor número de roubos de veículos dos últimos 13 anos
“Este é um trabalho integrado, que envolve órgãos do município e empresas prestadoras de serviços. O resultado, traduzido em números, demonstra a capacidade de pronta-resposta de Porto Alegre frente a crises como esta”, comentou o secretário adjunto de Segurança, Luis Zottis, mais conhecido como Comissário Zottis, em nota.
“Iniciamos a substituição de 634 controladores por equipamentos com tecnologia sem cabo. É uma etapa importante para qualificar o trânsito de Porto Alegre, que vai contribuir também para a diminuição de congestionamentos”, destaca diretor-presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto, sobre as ações preventivas.
A população pode auxiliar por meio de denúncias, que devem ser encaminhadas à Guarda Municipal pelo número 153 ou pelo aplicativo 156+POA, na opção Segurança. A central telefônica funciona 24 horas e recebe ligações anônimas.