{{channel}}
Nível do Guaíba volta a baixar neste domingo e prefeitura reabre comportas
Segundo a medição da Defesa Civil, o nível do lago apontou que as águas baixaram para 2,70m
Segundo informações publicadas no perfil da Defesa Civil de Porto Alegre na plataforma X (antigo Twitter), o nível do lago Guaíba baixou desde a tarde de sábado (30), quando a régua automática marcava 2,84m no Cais, apenas 16cm abaixo da cota de inundação. A situação levou a prefeitura da Capital a fechar três comportas preventivamente também na tarde de sábado. Já neste domingo (1º), entretanto, a medição apontou que o nível das águas baixou para 2,70m - a cota de alerta é 2,50m e de inundação é 3m.
Com isso, foram abertas duas comportas das três fechadas. O primeiro portão liberado foi o 11, junto à avenida Voluntários da Pátria, na esquina com a Avenida São Pedro. Na sequência, a prefeitura liberou o portão 6, próximo ao Mercado Público, que permite acesso ao Catamarã.
Na semana passada, o Guaíba transbordou, inundando bairros da Zona Sul da cidade, trechos da Orla do Guaíba e invadindo o Cais, chegando até o muro da Mauá, onde as comportas fechadas evitaram que a água adentrasse o centro de Porto Alegre, embora tenha acontecido um extravasamento na Avenida Mauá. Na Região das Ilhas em Porto Alegre, centenas de pessoas tiveram que deixar suas casas por conta da enchente. Neste domingo, a régua manual da Ilha da Pintada estava marcando, também às 9h, 2,48m, vinte e oito centímetros acima da cota de inundação para a região.
O sistema de contenção conta com 14 comportas e 23 casas de bombas, além de 24 km de diques externos e internos. Também foram colocados sacos de areia para evitar passagem da água por frestas. A última vez que as comportas tinham sido fechadas foi em 2015, quando o Guaíba atingiu 2,93m.