Corrigir texto

Se você encontrou algum erro nesta notícia, por favor preencha o formulário abaixo e clique em enviar. Este formulário destina-se somente à comunicação de erros.

Geral

Saúde

- Publicada em 26 de Maio de 2023 às 16:45

Evento em Porto Alegre reúne médicos para tratar de doenças Inflamatórias Intestinais

Ao menos 10 milhões de pessoas no mundo sofrem com doenças do gênero

Ao menos 10 milhões de pessoas no mundo sofrem com doenças do gênero


Freepick/Divulgação/JC
As doenças inflamatórias intestinais são crônicas e muitas vezes incapacitantes, o que torna a jornada do paciente ainda mais desafiadora. Por isso, a Janssen realiza nesta quinta e sexta-feira (25 e 26), em Porto Alegre, um evento com médicos gastroenterologistas e proctologistas. O objetivo é capacitar os profissionais oferecendo uma base teórica e a vivência prática através do atendimento e discussão de casos de Doença Inflamatória Intestinal. Doenças desse gênero fazem parte do dia a dia de cerca de pelo menos 10 milhões de pessoas no mundo, em sua maioria jovens com idades entre 15 e 40 anos. Dados recentes da Sociedade Brasileira de Coloproctologia mostram que no sistema público brasileiro chega a 100 casos para cada 100 mil habitantes. Elas são enfermidades crônicas e imunomediadas, ou seja, são originadas em nosso próprio corpo quando ocorre uma resposta inflamatória anormal do nosso organismo após exposição a algum gatilho. Elas podem atingir todo o intestino ou uma parte dele, por isso as iniciativas de conscientização da sociedade e dos próprios médicos são fundamentais, para que identifiquem os sintomas e sinais mais precoces destas doenças, busquem o diagnóstico precoce e indiquem o tratamento adequado. De acordo com Cristina Flores, presidente da Organização Brasileira de doença de Crohn e Colite, os sintomas iniciais podem ser confundidos com os de outras doenças. Diarreia persistente, dor abdominal, sangue e ou muco nas fezes, fissuras, fístulas ou abscessos na região do ânus, cólicas abdominais frequentes, perda de peso involuntária, desânimo e fadiga são os mais comuns. Segundo a gastroenterologista, eles podem interromper atividades cotidianas e atrapalhar a vida social e profissional do paciente. O gastroenterologista e o coloproctologista são os especialistas mais indicados para diagnosticar e tratar as DIIs.
As doenças inflamatórias intestinais são crônicas e muitas vezes incapacitantes, o que torna a jornada do paciente ainda mais desafiadora. Por isso, a Janssen realiza nesta quinta e sexta-feira (25 e 26), em Porto Alegre, um evento com médicos gastroenterologistas e proctologistas. O objetivo é capacitar os profissionais oferecendo uma base teórica e a vivência prática através do atendimento e discussão de casos de Doença Inflamatória Intestinal.

Doenças desse gênero fazem parte do dia a dia de cerca de pelo menos 10 milhões de pessoas no mundo, em sua maioria jovens com idades entre 15 e 40 anos. Dados recentes da Sociedade Brasileira de Coloproctologia mostram que no sistema público brasileiro chega a 100 casos para cada 100 mil habitantes. Elas são enfermidades crônicas e imunomediadas, ou seja, são originadas em nosso próprio corpo quando ocorre uma resposta inflamatória anormal do nosso organismo após exposição a algum gatilho. Elas podem atingir todo o intestino ou uma parte dele, por isso as iniciativas de conscientização da sociedade e dos próprios médicos são fundamentais, para que identifiquem os sintomas e sinais mais precoces destas doenças, busquem o diagnóstico precoce e indiquem o tratamento adequado.

De acordo com Cristina Flores, presidente da Organização Brasileira de doença de Crohn e Colite, os sintomas iniciais podem ser confundidos com os de outras doenças. Diarreia persistente, dor abdominal, sangue e ou muco nas fezes, fissuras, fístulas ou abscessos na região do ânus, cólicas abdominais frequentes, perda de peso involuntária, desânimo e fadiga são os mais comuns. Segundo a gastroenterologista, eles podem interromper atividades cotidianas e atrapalhar a vida social e profissional do paciente. O gastroenterologista e o coloproctologista são os especialistas mais indicados para diagnosticar e tratar as DIIs.
Quando o paciente é diagnosticado, várias dúvidas começam a surgir e por isso é importante não se acomodar e dialogar com o especialista sobre qualidade de vida. Apesar de ainda não existir cura para as DIIs, existem tratamentos muito eficazes que controlam a inflamação intestinal, reduzem os sintomas e permitem a retomada da qualidade de vida.